“Os óleos essenciais são extraídos de várias plantas, com atividades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, bem como efeitos imunomoduladores, hipolipidêmicos e estimulantes digestivos.”
“Os antibióticos promotores de crescimento estão cada vez mais restritos na produção animal. Isso ocorre porque podem desenvolver resistência tanto para os animais como para os seres humanos. Por esse motivo, as autoridades sanitárias de diversos países, orientados pela Organização Mundial da Saúde, baniram o uso dos antibióticos promotores de crescimento, levando os produtores a a praticar o uso racional desses produtos”, explica médica-veterinária Maria Carolina Toth, gerente de produtos para saúde animal da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
Diante desse cenário, novas soluções têm sido apresentadas ao mercado de proteínas animais. Pesquisa realizada pelo Programa de Mestrado em Ciências Ambientais e Produção Animal, Universidade Brasil, de Fernandópolis (SP), em parceria com a MCassab Nutrição e Saúde Animal, mostra os benefícios dos óleos essenciais no desenvolvimento de frangos de corte. “Os óleos essenciais são extraídos de várias plantas, com atividades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, bem como efeitos imunomoduladores, hipolipidêmicos e estimulantes digestivos. Eles podem ser utilizados para aliviar o estresse térmico na produção avícola”, esclarece o médico veterinário Cleber Mansano.
O estudo utilizou 480 pintos de um dia de idade, criados até 42 dias de idade. As características de desempenho produtivo avaliadas foram: ganho diário de peso, consumo diário de ração e conversão alimentar. “Foi encontrada diferença significativa em relação ao ganho em peso, para o período de 21 dias, assim como para o período de 42 dias de estudo, respectivamente, sendo as duas dietas com aditivo teste e o controle positivo apresentando os melhores valores em relação a dieta controle negativo, com ganho em peso superior a 100 g ao final do período experimental. O estudo comprova que os Óleos essenciais podem contribuir para o processo de retirada de antimicrobianos melhoradores de desempenho mantendo o mesmo resultado em ganho de peso”, conta o especialista.
Para auxiliar os produtores nesse modelo de dieta, a MCassab Nutrição e Saúde Animal disponibiliza Bioessence, óleo essencial que promove a saúde intestinal das aves e proporciona resultados positivos em termos de desempenho zootécnico. “Bioessence é composto por um blend de ativos sinérgicos e revestido, com boa estabilidade no armazenamento e processos térmicos. Nosso propósito é oferecer aos produtores um pacote completo de soluções que proporcionem melhores resultados, o que é fundamental para o sucesso produtivo da atividade. Nossa busca constante é contribuir para melhorar a eficiência da ave e gerar resultados de qualidade, reduzindo os custos de produção das granjas”, finaliza Mariana Rosetti, médica-veterinária e consultora técnica da MCassab.
VEJA TAMBÉM:
- Balança comercial: soja e milho puxam queda das exportações agropecuárias em agosto
- Custo da cesta básica recua em 17 capitais pelo 2º mês consecutivo
- Queda do dólar afeta preço da soja no Brasil; veja cotações
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.