A criação de bezerras é um desafio comum enfrentado por produtores de leite, pois a dificuldade que existe é transformar um animal sensível em um gado de leite saudável e de boa produtividade.
As bezerras leiteiras exigem uma série de cuidados para o bom desenvolvimento. Entre eles está o aleitamento, processo fundamental para gerar animais fortes e com boa imunidade. Com o objetivo de facilitar o manejo alimentar muitos produtores vem utilizando a tecnologia nesse processo, como por exemplo: sistema robotizado conhecido como alimentador automático.
O que é alimentador automático?
O alimentador automático é um sistema que permite, de forma personalizada, a alimentação de bezerras com volumes maiores de leite, otimizando a mão de obra da propriedade leiteira. E facilitando, através da automatização, o manejo alimentar das bezerras.
Com a implantação do sistema é possível programar o fornecimento de leite/sucedâneo e concentrado conforme a necessidade de cada animal. Sendo que o produtor define a frequência com que as bezerras leiteiras receberão a dieta e se será limitado ou não.
Como funciona?
O equipamento é controlado por um computador e possui capacidade para atender 200 animais. É colocado um chip no brinco de identificação da bezerra, que contém as informações com as quantidades específicas. Quando a bezerra se aproxima da central de alimentação, o computador faz a leitura do código do chip e libera a quantidade certa para aquele momento, tudo fica registrado no sistema, inclusive se o animal não se alimentar.
Esse sistema lembra a ordenha voluntária robotizada em que as bezerras leiteiras decidem a hora que desejam mamar durante o dia.
Vantagens
Além de garantir o fornecimento de leite adequado e bom desenvolvimento das bezerras, o alimentador automático oferece algumas vantagens:
- Alimento disponível 24 horas por dia com volume e temperatura controlada
- Desmame gradual – redução gradativa do fornecimento de leite e aumento gradativo do fornecimento de ração, diminuindo o estresse da desmama e melhorando o ganho de peso e a saúde do animal
- Garante bem estar animal, permitindo que a bezerra expresse um comportamento natural, por meio da socialização com o grupo
- Facilita o dia a dia do tratador, que pode dispensar mais tempo para cuidar dos animais
Atenção!
De acordo com a professora Carla Maris M. Bittar do departamento de Zootecnia da ESALQ, apesar dos benefícios é preciso atentar para alguns riscos da utilização do alimentador automático, como a separação de bezerras por lote em que há maior possibilidade da disseminação de doenças e isso se agrava por usarem o mesmo bico. Mas uma solução para reduzir esse tipo de risco é rigidez na limpeza dos equipamentos e das instalações e fazer o controle sanitário dentro da criação visando o controle preventivo.
- Vacas têm melhores amigas e sofrem com separações
- Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover
- STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025
- Gigante do confinamento acelera engorda e parceiros economizam, em média, R$ 132,80/boi
- Acordos entre Brasil e China para a agropecuária podem elevar posição do país no ranking de exportação mundial
É um investimento que o produtor precisa avaliar o custo benefício para verificar se é vantajoso para a propriedade leiteira. Lembrando que quanto maior a quantidade de bezerras, menor será o tempo de retorno do investimento.
Conheça outros cuidados fundamentais na criação de bezerras: