Este fim de semana promete uma variedade de condições climáticas em todo o Brasil. Vamos detalhar o que esperar em cada região; confira
Os próximos dias prometem uma diversidade de condições climáticas em todo o Brasil, com algumas regiões aproveitando o sol e outras enfrentando chuvas intensas e temporais. Vamos dar uma olhada mais detalhada em como o tempo se comportará em cada parte do país nesse fim de semana:
Sábado (20)
Sul
A região Sul continuará sob a influência de uma massa de ar seco, mantendo o céu limpo e ensolarado em todos os estados sulistas. Não há previsão de chuva, mas as temperaturas seguirão em declínio. Pode haver formação de nevoeiro no leste do Paraná, incluindo Curitiba, e possibilidade de geada na serra catarinense.
Sudeste
A alta pressão manterá o tempo firme e o sol predominante em São Paulo e Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, as chuvas serão em forma de pancadas isoladas no oeste e sudoeste, enquanto no litoral do Espírito Santo, a chuva será fraca e passageira devido à circulação marítima. Nas demais áreas de Minas Gerais e Espírito Santo, o sol também predominará, sem previsão de chuva.
Centro-Oeste
A maioria das áreas de Mato Grosso do Sul terá tempo firme, exceto nas regiões de divisa com Mato Grosso e Goiás, onde são esperadas pancadas de chuva no fim do dia. Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal também terão pancadas de chuva, com os maiores acumulados previstos para o norte de Mato Grosso e o sudoeste de Goiás.
Nordeste
Instabilidades causadas por uma frente fria provocarão chuvas frequentes no sul da Bahia. Em Ilhéus (BA), as chuvas serão mais isoladas e passageiras. A circulação marítima aumentará a chuva ao longo do litoral de Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na costa norte do Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará causando chuvas intermitentes, algumas fortes. O tempo permanecerá firme no meio-oeste da Bahia, com pancadas de chuva previstas para o restante da região no período da tarde e noite.
Norte
Chuvas mais frequentes são esperadas no litoral do Amapá e do Pará devido à influência da ZCIT. Temporais são previstos no Amazonas, Roraima e no centro-oeste e sul do Pará. Pancadas de chuva são esperadas no Acre, Rondônia e nas demais áreas do Pará.
Domingo (21)
Sul
A alta pressão continuará predominante na região, mantendo o tempo ensolarado e sem chuva na maior parte. No entanto, uma nova frente fria vinda do Uruguai poderá provocar pancadas de chuva nas áreas gaúchas de fronteira com o território uruguaio durante a tarde.
Sudeste
O sol predominará em toda a região devido à influência da alta pressão. Pode haver chuva isolada e passageira no norte do Espírito Santo devido à circulação marítima. Também são esperadas chuvas fracas e isoladas no noroeste de São Paulo e no extremo sudoeste de Minas Gerais.
Centro-Oeste
O sul e o oeste de Mato Grosso do Sul terão tempo firme, assim como o centro-leste de Goiás e o Distrito Federal. Chuvas fracas e isoladas são previstas no norte de Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Nas demais áreas, são esperadas pancadas de chuva, algumas intensas, especialmente durante a tarde.
Nordeste
A circulação marítima continuará influenciando toda a costa leste, causando chuvas a qualquer hora do dia, principalmente em áreas como Ilhéus (BA), Maceió (AL) e Natal (RN), onde as chuvas podem ser intensas. A ZCIT manterá chuvas intermitentes na costa norte, enquanto o tempo permanecerá firme no meio-oeste da Bahia. No restante da região, são esperadas pancadas de chuva a partir da tarde.
Norte
Temporais são esperados no centro-leste do Amazonas, incluindo Manaus, no Pará, no sul de Roraima e no Amapá. Nas demais áreas, são esperadas pancadas de chuva a partir da tarde, algumas com intensidade forte.
Diante das previsões apresentadas, é importante que os moradores estejam preparados para possíveis variações no clima e tomem as precauções necessárias para garantir sua segurança e bem-estar.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.