A pecuária de precisão é um tema que já está difundido entre os que querem ter lucro na agropecuária. Veja o que a Agromove trás nessa abordagem!
A pecuária está se beneficiando cada vez mais com as novas tecnologias. Com isso, um assunto se torna popular: a pecuária de precisão. Para quem não sabe o que é pecuária de precisão, nós vamos explicar.
Confira abaixo um guia para você entender mais sobre o assunto:
1) O que é pecuária de precisão?
A pecuária de precisão trabalha e explora os recursos tecnológicos disponíveis e é um importante instrumento auxiliar no processo decisório. Prioriza os objetivos da empresa e diminui as decisões tomadas por “achômetro”. Com a pecuária de precisão, o pecuarista consegue tomar decisões com maior probabilidade de acerto e menor risco.
2) Tecnologia de precisão
Um grande número de dados e informações é coletado no campo e armazenado em um banco de dados. Estas informações são analisadas e interpretadas pelas ferramentas tecnológicas e auxiliam na tomada de decisões de forma mais precisa.
Com estas análises, é possível calcular o ganho de peso dos animais, a quantidade de ração fornecida, acompanhar o controle sanitário, enfim, estes aplicativos e programas melhoram, consideravelmente, o controle dos processos gerenciais do produtor e otimizam o trabalho dos colaboradores. Os especialistas concordam que a pecuária de precisão tende a crescer. Principalmente, devido ao aumento da demanda do mercado da carne.
3) Vantagens, na prática, da pecuária de precisão
Agora que você já sabe o que é pecuária de precisão, deve estar se perguntando quais vantagens, na prática, ela oferece ao pecuarista. Não é mesmo? Veja abaixo as principais vantagens:
- Já falamos acima que uma das vantagens é a tomada de decisões de forma mais precisa. Isso, na prática, significa que você pode vender ou comprar seus animais no melhor momento.
- Ao vender e comprar seus animais de forma mais eficiente, você consegue aumentar seu lucro.
Um exemplo da pecuária de precisão na prática é a ferramenta desenvolvida pelo Alberto Pessina. Com ela, você recebe a previsão semanal do preço da arroba. Se você ainda não conhece essa ferramenta, clique abaixo e saiba mais:
Fonte: Agromove