A semana de frio já começou e você já deve ter recebido muitas informações de origem duvidosa ou bastante exageradas; Confira a previsão pra amanhã!
A semana de frio já começou no Brasil e você já deve ter recebido muitas informações de origem duvidosa ou bastante exageradas nas redes sociais. Os estados que serão impactados por este ciclone são o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já enfraquecido, este ciclone vai provocar ventos moderados a fortes no leste do Paraná, no sul e leste de São Paulo e no estado do Rio De Janeiro, mas o vento não será tão forte como esperado para partes do Rio Grande e de Santa Catarina.
Os ventos realmente perigosos devem ser sentidos no litoral e em todo o sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, no sul de Santa Catarina e na região de Florianópolis, além da região serrana gaúcha e catarinense. As rajadas de ventos mais intensas, podem alcançar velocidades com até 110 km/h.
As regiões metropolitanas de Porto Alegre e de Florianópolis ficam em alerta para a ventania ciclônica até a noite da quarta-feira,18. Na madrugada e manhã do dia 19, quinta, o vento já terá enfraquecido em Porto Alegre, mas Florianópolis ainda poderá sentir fortes rajadas entre 60 e 70 km/h.
Sul
Segundo a previsão do tempo, o dia começa com rajadas de ventos bem intensas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, atingindo mais de 70 km/h, mas com o passar do dia elas perdem intensidade e ficam de fraca a moderada intensidade.
O tempo segue nublado e com bastante chuva no Estado Gaúcho e em Santa Catarina, chove a qualquer hora do dia, sendo intensa na região serrana de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sol com poucas nuvens no Paraná e Fronteira Oeste do Rio Grande Sul, mas ainda pode chover com fraca intensidade. Neve nos Campos de Cima da Serra.
Sudeste
O frio aumenta no sudeste e tem previsão de geada em várias áreas do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Chove de forma muito isolada e passageira no Espírito Santo e norte de Minas Gerais, mas nas demais áreas, dia de sol com variação de nebulosidade e tempo firme.
Centro-Oeste
Amanhecer frio e com risco de geada no leste de Mato Grosso do Sul. A massa de ar fria e seca segue atuando na região, por isto não há expectativa para chuva nos três estados e no Distrito Federal. Vai ser um dia com sensação de frio.
Nordeste
Chuva com trovoadas na Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e oeste de Pernambuco. Tempo nublado com variações de abertura de sol na costa leste.
Norte
Chuva intensa e volumosa segue ocorrendo em quase todos os estados, sendo de forte intensidade no Amazonas e Pará, no Acre e em Rondônia frio e tempo aberto.
Para começar, ao contrário do que circula em grupos de WhatsApp, não se trata da ‘onda de frio mais intensa do século‘ ou ‘da maior onda de frio dos últimos 100 anos‘.
Tá, mas o que vai acontecer com o tempo então?
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar frio provocará sim uma queda acentuada da temperatura no Centro-Sul do Brasil, mas não de forma exagerada.
- É uma massa de ar atípica pelo seu posicionamento e dimensão (não intensidade);
- Os ventos podem superar os 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul (RS);
- Tem possibilidade de ciclone subtropical na costa da Região Sul;
O que é verdade sobre a previsão do tempo desta semana?
- Chuva congelada
- Neve (apenas na Região Sul)
- Geada (pode ocorrer em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Paraná, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo, em Minas Gerais, em Goiás e no Mato Grosso).
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Produtor rural vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
O que é mentira sobre a previsão do tempo desta semana?
- Não existe o termo erupção polar histórica;
- Não é a maior onda de frio dos últimos 100 anos;
- Essa onda de frio não deve chegar na Região Nordeste;
- As temperaturas não vão chegar a -10ºC;
- Não está nem perto da maior onda de frio da sua vida;
- Não há chances de neve em Goiás, no Distrito Federal e demais regiões centrais do Brasil.
Informações importantes
Segundo o Inmet, frente fria, frio intenso, calor continuarão a ocorrer. O que geralmente pode ser falso em uma “notícia duvidosa” de clima, são valores extremamente exagerados e sem embasamento científico. Quando se trata do tempo e do clima, um simples acesso no site do Inmet é suficiente para você confirmar a informação.
Confira sempre o que dizem os órgãos oficiais.