Aumento da produtividade de milho com o emprego de boro chegou a 10,91 sacas/hectare
A cultura de milho ocupa posição de destaque entre as atividades agrícolas do país, sendo a segunda mais plantada, perdendo apenas para a soja. Importante fonte de renda para agricultores e agroindústrias, o milho compõe parcela predominante das rações, sendo matéria-prima para criadores de aves, suínos, bovinos e outros animais.
Produzido no país inteiro, o cultivo do milho se caracteriza em duas épocas de plantio, o plantio de verão, ou primeira safra, que é realizado na época tradicional, durante o período chuvoso, e, mais recentemente, tem aumentado a produção na safrinha ou segunda safra.
A safrinha é o milho de sequeiro, plantado extemporaneamente, em fevereiro ou março, quase sempre depois da soja precoce, predominantemente na região Centro-Oeste e nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Mas, como todo agricultor sabe, a produtividade na safrinha de milho depende de uma série de fatores, desde o clima, até a qualidade do solo, por isso a importância do preparo do solo antes da plantação.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o milho safrinha cultivado no período de janeiro a abril, possui algumas características peculiares e a nutrição adequada é uma delas, sendo o boro, um importante nutriente para a polinização e desenvolvimento de frutos e essencial para a absorção e uso do cálcio. E a falta do boro no solo pode causar redução significativa em termos de produção, uma vez que a gema terminal poderá morrer ou, então, baixa germinação do grão de pólen e o não desenvolvimento do tubo polínico.
- O boro desempenha importantes funções no metabolismo vegetal e animal, atua em, pelo menos, 26 enzimas dos vegetais, e, no corpo humano, auxilia na absorção de cálcio, magnésio e fósforo.
E, sempre pensando na importância em auxiliar o agricultor, a MaxiSolo – divisão de nutrição vegetal da SulGesso, desenvolveu o SulfaBor. Com tecnologia 100% nacional, o SulfaBor é um fertilizante mineral misto, composto por uma fonte de liberação rápida de boro e outra de liberação gradual.
Esse método com liberação rápida e gradual é a chave do sucesso do produto, pois oferece maior eficiência e menores perdas para o produtor.
Mas afinal, por que o boro é tão importante?
O boro é um micronutriente fundamental para um pleno desenvolvimento vegetal e a sua ausência pode ocasionar sérias reduções na produtividade. O boro é fundamental na formação de novos tecidos, melhora a absorção de água e nutrientes, ajuda na formação dos grãos de milho, contribui para o desenvolvimento adequado das raízes e do sistema reprodutivo da planta, além de ajudar na absorção de outros nutrientes como o cálcio e o magnésio. E, ainda, fortalece o sistema imunológico das plantas.
Para uma boa produtividade na safrinha de milho aplique o SulfaBor via solo logo no início do plantio. O SulfaBor é um fertilizante mineral fonte de boro, cálcio e enxofre no mesmo grânulo. Com duas velocidades de liberação, o SulfaBor neutraliza o alumínio do solo, e possui uma formulação balanceada para melhorar a produção.
Potencialize a sua produção aumentando o número, qualidade e o tamanho dos grãos em cada planta. Aplique SulfaBor na sua safrinha de milho.
Produtividade avaliada pela Embrapa
Até o momento já foram realizadas duas safras de milho avaliando o desempenho agronômico do SulfaBor na cultura do milho com a Embrapa Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do município de Londrina obtendo resultados para o melhor posicionamento técnico do fertilizante.
Para se ter uma ideia, no milho o aumento da produtividade chegou a 10,91 sacas/hectare, em média, especialmente em propriedades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.