O consumo de alho per capita no Brasil é de 1,50 Kg/habitante/ano. Na safra de 2014/15 foram necessárias 300 mil toneladas para o abastecimento nacional. A demanda mensal será de 2,5 milhões de caixas de dez quilos ou de 83 mil caixas por dia.
Alimento cheio de benefícios, o alho é um aliado da boa saúde, ajudando a prevenir doenças e a emagrecer. Tem gente que ama, tem gente que faz cara feia para ele, mas o fato é que o alho é um alimento de inúmeros benefícios para a saúde e a beleza, ainda mais no inverno período em que estamos mais expostos aos vírus e mais propensos a adquirir doenças respiratórias.
Pesquisadores descobriram que o alho é um poderoso antioxidante natural, com efeito anticoagulante e capaz de atuar como coadjuvante na prevenção de doenças cardiovasculares, também pode ajudar a frear a propagação de diversos tipos de tumor.
Uma outra substância presente no alho é a alicina, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e, associada a uma dieta balanceada, contribui para a perda de peso.
Devido as suas propriedades antivirais e antibacterianas, é um velho conhecido de quem quer prevenir gripes e resfriados no inverno.
Lembra quando a sua avó aparecia com aquele xarope de alho horroroso? Ela tinha razão. São comprovados os efeitos de quem consome o alimento regulamente, especialmente se ele estiver cru.
Recentemente, pesquisadores descobriram que é eficiente até mesmo para matar o bacilo da tuberculose. Por ser rico em vitamina C , aumenta as defesas do corpo, auxiliando na prevenção de várias doenças.
Alguns benefícios do alho:
- Um composto no alho chamado ajoene é um antioxidante natural que tem capacidades de anti-coagulação, ajudando assim na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares;
- Ajoene também ajuda a impedir a propagação do câncer de pele, quando aplicada;
- Os Compostos nos alhos foram mostrados para prevenir o Câncer da Próstata;
- O Alho pode proteger contra o câncer do cólon , protegendo as células do cólon de toxinas que inibir o crescimento de células cancerígenas. O Selênio e a Vitamina C encontrado no alho, também são conhecidos por proteger contra o câncer de cólon;
- Investigações sugere que o alho pode diminuir os fatores que podem provocar úlceras e câncer do estômago;
- A pesquisa mostrou que cozinhar o alho com carne, reduz substâncias químicas cancerígenas em carne cozida que se acredita estar ligado ao câncer de mama em mulheres que comem carne;
- Em estudos, A alicina no alho foi mostrado que ajuda a promover a Perda de Peso;
- A alicina no alho foi mostrado para reduzir a Pressão Arterial;
- O alho tem sido aprovado em reduzir o colesterol LDL (ruim)e aumentar o colesterol HDL(bom);
- O alho pode reduzir os efeitos carcinogênicos da exposição ao amianto;
- O Alho combate os radicais livres;
- Reduzir a inflamação e dor no corpo, tornando-se benéfica para as pessoas com osteoartrite e artrite reumatóide;
- Prevenção de gripes e resfriados: Devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas, bem como o seu conteúdo de Vitamina C, o alho é um poderoso agente contra o resfriado comum, bem como a gripe;
- O alho combate os germes que causam a tuberculose;
- Um componente no alho chamado dialil dissulfeto foi mostrado que pode matar as células da leucemia;
- O Alho é uma boa fonte de Vitamina B6;
- Foi mostrado que pode ser um agente anti-fúngica, que é eficaz para o tratamento de infecções fúngicas, tais como: a vaginite, e o pé de atleta.