Vários são os motivos… ou quase todos! A má formação de uma pastagens pode ser um fator isolado ou um conjunto de vários fatores.
A zootecnista e escritora Profa. Dra. Janaina Martuscello publicou em suas redes sociais, no @forragicultura_e_pastagens, os principais motivos pelo qual os pastos brasileiros ficam mal formados e acabam gerando um grande prejuízo aos pecuaristas que investiram um alto valor com o objetivo de colher melhores pastos. Janaina é uma autoridade em pastagens no Brasil e um de seus principais papéis na pecuária moderna é discutir os principais entraves para a produção animal em pastagens de forma competitiva e sustentável.
Aspectos como: plantar no período chuvoso, regular bem as máquinas, ente outras não foram colocadas aqui, pois são regras básicas! Muitas vezes a culpa recai na semente, mas será que é mesmo culpa só da semente?
Quais desses motivos você vê com mais frequência?
- Não fazer análise de solo, sem ela não tem como saber a qualidade de solos e a quantidade de adubo necessário para uma boa formação.
- Não escolher uma forrageira correta, que se adapte a seu sistema
- Não fazer calagem quando for necessário. A maioria dos solos brasileiros são ácidos! Essa história de que capim não precisa de calcário é infundada, precisa sim! Com calcário a formação melhora muito.
- Não fazer controle de invasoras. Já ouviu a historinha de que “capim tem que vencer o mato”? Isso também é infundado, o controle de plantas indesejadas é fundamental. Sem adubo e com invasoras, é dificil para o capim.
- Não fazer o uso de adubo fosfatado. O fósforo é fundamental no plantio. Nossos solos são pobres em fósforo. Este elemento aumenta perfilhamento e ajua na ocupação mais rápida da área. Atua também no enraizamento garantindo formaçõa mais rápida.
- Usar sementes de baixa qualidade. Procure fornecedores idôneos, não compre sementes piratas. Adquira sementes com alto valor cultural.
- Não cobrir a semente. Semente não é para ser “jogada”. Não diga “vou jogar semente”, diga “vou semear meu pasto!” Cobrir a semente é fundamental para a boa germinação, passe rolo, chuva não incorpora sementes.
- Não preparar bem o solo – O solo deve estar bem preparado para a boa uniformidade de germinação.
- Não fazer adubação de cobertura – A adubação com nitrogênio e potássio é essencial para que o pasto récem-formado feche bem.
“Plantio no pó é a senha para pastos mal formados, como invasoras e que não vai durar nem 3 anos.” – finalizou Janaina.
Janaina Martuscello é autora dos seguintes livros “Todo ano tem seca! Está preparado?” e “Seu Dinheiro é Capim“.