Conheça o efeito prático da genômica na dinâmica de seleção de novos reprodutores; touro filho de Montross, Dawson, é destaque absoluto no leite mundial
A seleção genômica tornou-se uma ferramenta eficiente e econômica na identificação de indivíduos superiores e na velocidade do melhoramento genético tanto em núcleos de seleção, como em rebanhos comerciais. Essa metodologia, conta com níveis de acurácia de 75% a 85%, possibilitando um menor tempo entre expectativa e realidade.
A metodologia anterior demandava a avaliação quantitativa de progênie (resultado efetivo de filhas de um determinado indivíduo, após uma lactação encerrada) para atingir acurácias similares às geradas pela seleção genômica, demandando em média 3 anos até uma confirmação de superioridade e identificação de um reprodutor.
O uso de marcadores moleculares associados às informações quantitativas de performance propicia, portanto, a informação do valor genômico, com maiores níveis de acurácia e menor tempo na identificação de indivíduos superiores.
Além das informações genômicas, o avanço tecnológico nos sistemas computacionais também evoluiu, possibilitando não só um maior nível de confiança e efetividade nos resultados de acasalamentos, mas também em novos recursos.
Um exemplo dessa evolução é o Precision Match (sistema de acasalamento por informações genômicas da Cogent), que além de possuir um nível de estimativas genômicas mais acuradas, calcula a endogamia futura e os efeitos de depressão endogâmica nas próximas gerações. Isso permite um nível de segurança muito maior nas recomendações de acasalamentos, mesmo de indivíduos aparentados, evitando efeitos deletérios da endogamia na progênie.
O NASCIMENTO DE UM MITO MODERNO
O reprodutor Dawson (TJR DUKE DAWSON- ET TC TR 551HO03720) é um excelente exemplo do avanço na seleção genômica e seu efeito tanto na velocidade quanto na qualidade da seleção de reprodutores.
Fruto da seleção genômica da COGENT, Dawson (Montross x Draco) se destacou nas provas dos reprodutores jovens da raça Holandesa de 2020, posicionado em primeiro lugar para Leite e segundo para Proteína.
Nas provas de 2021, Dawson mantém seu destaque com seus 2.826 Kg para leite, +80 Kg de proteína, +1.97 de composto de úbere, +2% de facilidade de parto, +3.0 de vida produtiva e um excepcional composto de úbere (+1.97).
Touro Dawson é um verdadeiro sucesso no sêmen Sexado Ultra4M
Para 2022 se espera o ingresso de performance de suas filhas, o que incrementará ainda mais as acurácias de seus PTAs. Ainda em 2021, já se observam a primeira geração de filhas nascidas em vários países, reforçando a expectativa depositada em Dawson.
No Brasil, sua produção nascida também chama muito a atenção. No Sumário Genômico Unificado, o reprodutor já possui 5 filhas ranqueadas entre as TOP5% para leite, 8 entre as TOP 20% e 22 filhas entre as TOP10% para leite.
Em resumo, Dawson ranqueou no sumário unificado para PTA leite:
- TOP 100 – 22 filhas;
- TOP 20 – 8 filhas;
- e no TOP 10 a incrível marca de 5 filhas.
Além de se destacar dentro da raça holandesa, Dawson vem sendo intensamente utilizado nos cruzamentos dentro do Girolando, já com novilhas muito bem equilibradas se preparando para entrar em reprodução.
- Instabilidade no tempo marca os próximos dias no Estado
- Jeff Bezos investe milhões em vacina para reduzir metano do gado
- Abiove projeta produção recorde de soja em 2025
- Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
- São Paulo terá rebanho rastreado a partir de 2025: entenda o novo sistema
Com elevados atributos genômicos em características de produção, úbere e tipo, com filhas genômicas já destaque nos sumários da raça holandesa e grande uniformidade na raça Girolando, Dawson um excelente exemplo do impacto da seleção genômica sobre a velocidade e qualidade genética na seleção da raça Holandesa, reservando uma grande e crescente expectativa com suas primeiras gerações nascidas.
A genética do Touro Dawson está disponível através da VS Lunardi, representante da Cogent Brasil, telefone de contato (55) 99962-6337 e e-mail vslunardi@gmail.com.