Se estamos procurando uma alternativa vegetal ao leite de vaca, a coisa mais próxima em termos nutricionais é a bebida de soja.
As bebidas vegetais se tornaram moda, mas não fornecem cálcio ou proteínas do leite de vaca. Apenas a soja contém nutrientes semelhantes. E a aveia e o arroz são muito ricos em açúcares que passam imediatamente para o sangue.
Aveia, arroz, amêndoa, coco, soja, espelta… As bebidas vegetais estão passando por um verdadeiro boom e mais e mais pessoas estão substituindo o leite de vaca por esse tipo de produto.
Há uma crença popular de que, simplesmente por serem vegetais, eles são mais saudáveis, e que o leite de vaca se sente pior por definição.
Mas as bebidas vegetais são realmente um substituto para o leite de vaca em um nível nutricional? Porque uma coisa é que gostamos de café com leite de aveia e outra bem diferente é que nos fornece a mesma proteína ou cálcio que o leite de vaca.
SÃO BEBIDAS VEGETAIS OU SMOOTHIES, NÃO “LEITES”
É incorreto chamá-los de “leites vegetais”, são bebidas ou smoothies de vegetais. O nome leite só pode ser usado no caso de secreção mamáriade mamíferos (leite de vaca, leite de cabra, leite de búfalo…).
BEBIDA DE SOJA, A MELHOR ALTERNATIVA AO LEITE
Se estamos procurando uma alternativa vegetal ao leite de vaca, a coisa mais próxima em termos nutricionais é a bebida de soja.
Os melhores são aqueles que incluem poucos ingredientes, indicando que é um produto processado e não um produto ultraprocessado.
As marcas mais “naturais” contêm apenas água, uma alta porcentagem de soja (cerca de 14% das que mais contêm) e sal.
Existem empresas que adicionam óleos vegetais refinados, como óleo de girassol e fibras, para dar viscosidade, bem como açúcares. Quanto mais ingredientes, mais ultraprocessado é o produto.
- A bebida de soja fornece até um pouco mais de proteína do que o leite de vaca: 100 ml de bebida de soja podem fornecer cerca de 3,6 g de proteína, enquanto 100 ml de leite de vaca fornecem apenas 3 g.
- Seu teor de açúcar é um pouco menor do que o do leite de vaca, a menos que tenham sido adicionados. Contém apenas 0,6 g de açúcares por 100 ml, em comparação com 4,7 g de leite de vaca com lactose (o açúcar no leite).
- A bebida de soja fornece muito menos gordura saturada (0,3 g por 100 ml) do que a bebida de vaca (2,3 g por 100 ml).
- Mas, além de um alto teor de proteína e um baixo suprimento de gorduras saturadas, a bebida de soja contém cálcio naturalmente (100 mg por 100 ml) e em uma proporção semelhante à do leite de vaca (120 mg por 100 ml). Além disso, a absorção de cálcio da bebida de soja (a quantidade que atravessa a barreira intestinal e é usada pelo corpo) também é semelhante à do leite de vaca: 30%.
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Produtor rural vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
BEBIDA DE AVEIA E ARROZ, MUITOS AÇÚCARES
Dr. Costa diz que eles são os piores substitutos do leite de vaca porque não fornecem proteínas ou cálcio no leite, e também são muito ricos em açúcares, mesmo que não sejam adicionados artificialmente.
Farinha de aveia, arroz ou bebidas espelta são feitas de cereais, que são uma fonte de carboidratos na forma de amido.
Esses açúcares entram no corpo em um alimento líquido e passam muito rapidamente para o sangue.
Portanto, mesmo produtos que transportam apenas aveia e água, ou arroz e água, são ricos em açúcares devido ao processamento. Sem esquecer que existem empresas que ainda adicionam mais açúcares e óleos refinados, como o óleo de girassol.