Uma das referências da raça Guzerá no Brasil, Touro Escoteiro FIV Uniube agradou a criadores em todo o mundo e marca uma era na pecuária.
Touro era filho de Cubito G. I da ND X Maraca TE S, nasceu em 01/03/2011 e criado pela Uniube (Sociedade Educacional Uberabense). Seu pedigree foi consagrado para pistas em consequência da união de Cubito G. I da ND, o 3° melhor touro para leite segundo PMGZ 2018, na matriz Maraca Te S. Escoteiro era Bi Grande Campeão ExpoZebu e pai da Recordista Mundial Navalha Boa Lembrança e sua progênie se destacou tanto nas pistas quanto na alta produção de leite com estrutura corporal.
O touro morreu no último domingo (02) devido à uma insuficiência cardíaca, informado através das redes sociais da Fazenda Escola Uniube. O touro já tinha filhos em centrais de inseminação, várias filhas campeãs de lactação pelo país e sua genética extremamente valorizada pelo mundo.
“Escoteiro Uniube agradou a criadores em todo o mundo e marca uma era na raça”.
“Este jovem reprodutor elevou o Guzerá Leiteiro alguns níveis em termos de beleza racial, porte e números. Além de ser um fenômeno nas pistas, consagrado Bi Grande Campeão ExpoZebu 2014 e 2015; é também o mais jovem reprodutor zebuíno a conquistar o Campeonato Progênie de Pai na ExpoZebu (aos 37 meses de idade)” declara Eros Gazzinelli, criador e especialista da raça.
“Deixa inúmeros filhos de destaque em várias partes do globo, mas principalmente filhas muito leiteiras e muito raçudas como Tata Santa Cecília e Navalha Boa Lembrança, recordista mundial vaca jovem em Torneio Leiteiro com média de 48,23kg de leite/dia. E sem dúvida seguirá produzindo animais bonitos, com boa estrutura sem abrir mão da superioridade leiteira do melhoramento genético da Uniube” finalizou Eros.
Outras grandes perdas
- Touro Backup
- Touro REM Torixoréu
- Morre touro mais valorizado da história do Gir Leiteiro
- Girolando Curió
- Touro Agressivo
- PH Uísque
- Touros de destaque da raça Senepol
- Sucessor de Jaguar TE do Gavião
Sobre a raça Guzerá
O Guzerá, raça bem difundida nos campos brasileiros tem grande histórias ao longo do séculos, fizemos aqui uma linha do tempo para explicar a relação dela com outras raças.
Sobre a Universidade de Uberada
Propriedade com 540 hectares, localizada às margens da BR-050, entre Uberaba e Uberlândia, a Fazenda-Escola vem se consolidando como um dos mais importantes campos de desenvolvimento científico-tecnológico relacionado à bovinocultura leiteira. Desde 2006, a Fazenda Escola começou a reunir os melhores exemplares zebuínos leiteiros objetivando que pesquisadores, professores, alunos e a comunidade pecuária pudessem visualizar e comprovar a importância desses animais para os países de clima tropical, a sua adaptação às condições ambientais e sanitárias e a excelente produtividade leiteira sob as adversidades do clima tropical.