O Fórum Climático, composto por meteorologistas da Epagri/Ciram, projeta que o El Niño encerrará suas influências, abrindo caminho para mudanças significativas no regime de chuvas e temperaturas; veja quando o fenômeno vai acabar
Após um verão marcado pelo forte impacto do fenômeno El Niño, meteorologistas da Epagri/Ciram afirmam que o fenômeno climático está perdendo força e deverá encerrar no outono deste ano. As previsões do Fórum Climático indicam que, com o término do El Niño, Santa Catarina pode esperar chuvas próximas da média climatológica para o trimestre de fevereiro, março e abril.
No entanto, as chuvas não serão uniformemente distribuídas pelo estado. A circulação marítima causará eventos intensos no Litoral e Vale do Itajaí. Em fevereiro, a chegada de frentes frias, cavados e a convecção da tarde provocarão chuvas, com média mensal variando de 150 a 170 mm no Planalto e atingindo 190 a 210 mm no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e no Litoral.
Em março, as chuvas de verão diminuirão, mas as frentes frias serão mais frequentes no Sul do Brasil, trazendo uma média mensal variando de 100 a 130 mm do Extremo Oeste ao Planalto e de 150 a 210 mm no Litoral do estado. Além disso, ciclones extratropicais a partir de março provocarão ventos fortes, ressaca e perigo para a navegação no litoral do Sul do Brasil.
Em abril, as chuvas diminuirão ainda mais, com média mensal prevista de 110 a 170 mm em todo o estado.
No que diz respeito às temperaturas, espera-se que fevereiro, março e abril apresentem temperaturas acima da média climatológica. Os dias consecutivos de temperaturas elevadas, inclusive durante a noite, serão comuns, embora o trimestre também possa registrar temperaturas abaixo de 0 °C nas áreas altas do Planalto Sul, principalmente durante a madrugada e amanhecer, aumentando a ocorrência de geadas com a chegada das primeiras massas de ar frio.
A diminuição da temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial indica o enfraquecimento do El Niño, com previsões apontando para seu término nos próximos meses, abrindo caminho para um possível evento La Niña. Essas mudanças climáticas trazem consigo desafios e oportunidades para os residentes e setores econômicos de Santa Catarina, que agora se preparam para as transformações que o outono trará.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.