Publicado na revista Nature, o estudo destaca que o TVA, um ácido graxo de cadeia longa, melhora a capacidade das células lifócitos T CD8+ de se infiltrarem em tumores e eliminar células cancerígenas; entenda
Uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, identificou que o ácido transvacênico (TVA), presente em carne e laticínios de animais que pastam, como vacas e ovelhas, pode aprimorar a resposta imunológica ao câncer. Publicado na revista Nature, o estudo destaca que o TVA, um ácido graxo de cadeia longa, melhora a capacidade das células lifócitos T CD8+ de se infiltrarem em tumores e eliminar células cancerígenas.
Os pacientes com níveis mais elevados de TVA no sangue responderam de maneira mais eficaz à imunoterapia, sugerindo potencial como suplemento nutricional complementar aos tratamentos clínicos. O professor Jing Chen, da UChicago, destaca a importância de explorar a ligação entre dieta e saúde humana, concentrando-se em nutrientes que ativam respostas celulares.
O laboratório de Chen montou uma biblioteca de compostos de “nutrientes sanguíneos” e identificou o TVA como o mais eficaz na ativação da imunidade antitumoral. Experimentos com células e modelos de camundongos demonstraram que uma dieta enriquecida com TVA reduziu significativamente o crescimento tumoral de melanoma e células de câncer de cólon.
Embora os resultados sugiram que o TVA pode ser usado como suplemento dietético em tratamentos de câncer baseados em células T, os pesquisadores alertam sobre os efeitos prejudiciais do consumo excessivo de carne vermelha e laticínios. O estudo ressalta a necessidade de determinar a quantidade otimizada do nutriente e considera a possibilidade de outros nutrientes de origem vegetal terem efeitos semelhantes.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.