Adubação e manejo contribuem com aumento da qualidade da forragem e potencializam o desempenho animal, gerando ganhos aos produtores rurais.
Um dos principais desafios dos pecuaristas é a recuperação de áreas degradadas para que evoluam para áreas restabelecidas e produtivas. Isso é possível por meio da adubação equilibrada, que oferta aos solos os nutrientes necessários. Integrando conhecimento agronômico e inovação, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados do mundo, desenvolve produtos e soluções para que os produtores rurais elevem a produtividade em campo e entreguem alimentos para o mundo de forma sustentável. A tecnológica linha MPasto proporciona adequada nutrição vegetal, levando em consideração a sazonalidade das pastagens, contribuindo para a maior produção de forragem.
“Sabemos que existem, na maioria das regiões do Brasil, dois períodos bem definidos, em que as condições climáticas são desafiadoras para produção de forrageiras, com menor disponibilidade de luz, temperatura e água, e a época das águas, entre setembro e março, com momentos favoráveis para essa produção, por isso é fundamental o pecuarista fazer um planejamento forrageiro, com foco em garantir uma adubação racional e um correto manejo”, afirma Sabrina Coneglian, gerente de Pecuária da Mosaic Fertilizantes.
A estratégia, conhecida como diferimento, é uma prática importante nesse planejamento, que consiste em separar parte da área de pastagem com adubação e manejo correto na época das águas para utilizar em épocas com baixa quantidade de pastagem. “O uso de fertilizantes contribui para potencializar a produção forrageira, uma vez que fornece os nutrientes essenciais para que as plantas desenvolvam raízes mais profundas e folhas com maior valor nutritivo”, completa.
A forma mais fácil e comum de aferir o desenvolvimento das forrageiras nas pastagens é por meio do manejo rotacionado, que é quando há um maior número de piquetes de menor tamanho. Nesse manejo, os pecuaristas fazem uso de mais espaços pré-definidos e limitados. Nesses espaços, a adubação acelera o crescimento e a qualidade da forragem. Com plantas de estruturas firmes e saudáveis, a taxa de lotação é levada, ou seja, maior quantidade de animais numa mesma área sem gerar impactos à pastagem.
Ocupando um espaço com mais disponibilidade de alimento, os bovinos não têm a necessidade de gastar muita energia para captação do alimento, o que otimiza o consumo. “Isso gera ganhos de rentabilidade e sustentabilidade, uma vez que o pecuarista pode elevar a produtividade da área sem precisar utilizar novas áreas. Adicionalmente, os animais são beneficiados com o alto valor nutricional encontrado nas forrageiras, apresentando ganho de peso médio maior”, destaca Sabrina.
Momento MPasto
A Mosaic Fertilizantes tem a responsabilidade de contribuir para a segurança alimentar global oferecendo conhecimento, produtos e assistência técnica para o melhor manejo e aplicação de nutrientes no campo. “Tão importante como ofertar as melhores soluções e exclusivas tecnologias para desenvolver a produção rural é orientar os clientes sobre a prática da adubação racional que eleva a produtividade do negócio, respeitando o meio ambiente”, afirma Sabrina.
Com base nesse propósito, a Mosaic Fertilizantes realiza a websérie semanal “Momento MPasto [https://www.youtube.com/@NutriMosaic/videos]”, que traz 12 episódios com informações sobre estratégias de manejo e adubação para incrementar a produtividade da pecuária nacional. Apresentado pelo especialista em Ciência Animal e Pastagem, Felipe Moura, os filmes trazem orientações sobre o retorno econômico do sistema a pasto.
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.