Nutrição aliada ao controle biológico de pragas pode salvar lavouras

Em evento, produtores de Cândido Mota, Marília, Assis e região poderão conhecer produtos e estratégias de manejo ideais para as principais culturas agrícolas locais, considerando o desafio causado pelas mudanças climáticas

Dias de muito calor e com pouca chuva estão entre os principais desafios do produtor agrícola em ano de El Niño, sobretudo no Sudeste paulista, acostumado com o clima Mesotérmico, que entrega média de temperatura na casa dos 24ºC. Além disso, os produtores de soja enfrentaram, ainda, atraso de plantio, que impactará a janela de semeadura das culturas subsequentes. Diante de um cenário como esse, especialistas explicam que uma das alternativas é apostar em nutrição de alta performance, a partir de fertilizantes minerais enriquecidos com aminoácidos e que entregam uma melhor recuperação das plantas após períodos de estresse térmico e hídrico, principalmente. “Entrar com essa solução, especialmente a partir da fase R4 das plantas, em que todo o trabalho durante o ciclo da cultura se converterá em produção de grãos, vai oferecer maior tolerância às intempéries do clima”, explica o engenheiro agrônomo Antonio Pitton, que é coordenador de marketing na Nitro, multinacional brasileira de insumos agrícolas.

Antonio segue explicando que a tática de manejar as lavouras com foco em obter balanço nutricional e uso de tecnologias de eficiência comprovadas é interessante para quem já está com a planta em desenvolvimento. Para as safras das próximas culturas que ocuparão aquele talhão, a atenção deve estar voltada ao estabelecimento inicial, passando pelo tratamento das sementes e processo de semeadura. “Para obter mais rentabilidade com a cultura que está entrando no solo, com objetivo de mitigar as perdas da colheita anterior, o foco deve ser o manejo direcionado para o alcance de homogeneização da germinação e bom desenvolvimento radicular. Isso por meio de tecnologias que estimulam uma germinação uniforme, através da maior expressão do vigor das sementes e também um maior desenvolvimento do sistema radicular, conferindo assim, maior tolerância das plântulas a períodos de veranico, durante o estabelecimento inicial”, comenta o agrônomo. Ele argumenta que uma planta bem nutrida, com raízes mais desenvolvidas e profundas, será menos impactada pelo estresse climático e caso seja atingida, tem grandes chances de ser revitalizada, com ajuda de produtos e manejo de revitalização pós-estresse.

Antonio também alerta o produtor da região que o clima adverso pode refletir no ataque de pragas, fungos e outras doenças. “Para conter esse ataque, é imprescindível o acompanhamento rotineiro da lavoura. Porém, o uso preventivo de microrganismos, como bactérias e fungos benéficos, que estimulam o desenvolvimento radicular e protegem a rizosfera é uma alternativa extremamente viável e com retorno garantido. Os insumos biológicos estão se popularizando e têm se apresentado como uma boa alternativa, tanto em seu papel de defesa, quanto no que diz respeito à relação custo-benefício de produção”, diz. Falando especialmente ao produtor de soja, milho, cana de açúcar, amendoim, mandioca e trigo, culturas economicamente relevantes no interior paulista, o agrônomo diz que essas medidas simples, podem fazer a diferença na qualidade de produção, o que impacta, logicamente, também na rentabilidade financeira. “Parece muito simples, mas o acompanhamento dedicado, somado ao manejo com os insumos certos e personalizados para cada situação, pode ser determinante. Para os agricultores que quiserem saber mais sobre soluções para cada desafio, eu convido para visitarem nosso stand na CooperShow e conversar com nosso time de especialistas”, convida Antonio Pitton.

A Nitro estará na CooperShow, no Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota (CDT), na cidade de Cândido Mota – SP, de 23 a 26 de janeiro, apresentando suas novidades em insumos agrícolas, levando informação relevante para o produtor local e ajudando a superar os principais desafios agrícolas enfrentados na região.

Serviço

Nitro na CooperShow 2024

Data: 23 a 26 de janeiro de 2024

Local: Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota (CDT), Cândido Mota – SP

Inscrições e informações: www.coopershow.com

Sobre a Nitro   

A Nitro é uma produtora global de insumos para o agronegócio. Desde 2019, a empresa atua no setor e conta com um amplo portfólio de produtos que incluem foliares, suplementos para nutrição vegetal e animal, fertilizantes de solo à base de enxofre e micronutrientes, além da atuação no segmento de biodefensivos. Em 3 anos no segmento, a Nitro se consolidou como uma das 5 maiores empresas de nutrição e biológicos do setor. A sede da Companhia fica localizada no bairro de São Miguel Paulista, na capital de São Paulo, e conta com operações em outros seis países.

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM