Os resultados da pesquisa indicam rendimentos variando de 100 a 124 sacas por hectare
Sob a liderança de Glauber Renato Stürmer, a CCGL conduziu um estudo sobre a eficácia do inseticida Fiera, desenvolvido pela Sipcam Nichino, no combate à cigarrinha-do-milho (Daubulus maidis). Este inseto é conhecido por causar o enfezamento do milho, e os testes foram realizados nas plantações do Rio Grande do Sul durante a safra 2023-24. Os resultados indicaram uma redução significativa na população da praga, com as lavouras tratadas obtendo uma produtividade média entre 6.318 e 7.445 kg/ha.
Segundo José de Freitas, da equipe de desenvolvimento de mercado da empresa, “os resultados da pesquisa mostraram uma produtividade variando de 100 a 124 sacas por hectare. Esses números são notáveis, especialmente considerando a gravidade da infestação da cigarrinha, que é responsável pela transmissão de enfezamento e outras viroses”.
José de Freitas destaca a eficácia do Fiera no controle da fase jovem da cigarrinha-do-milho, conhecida como ‘ninfa’, que é especialmente nociva devido ao enfezamento. O inseticida não só reduz a fertilidade das fêmeas, levando a uma diminuição na quantidade de ovos, muitos dos quais são estéreis, mas também age em todas as fases da praga, algo que os tratamentos anteriores não faziam ao focarem apenas nos adultos. O Fiera, que contém buprofezina 250 (SC), foi testado e aprovado por instituições brasileiras, mostrando ser eficaz ao atacar todos os estágios da cigarrinha, mantendo-se seletivo para seus predadores naturais e limitando o crescimento de futuras populações.
“Os métodos anteriores tratavam apenas os insetos adultos, sem abordar o ciclo completo da praga. Como as ninfas são responsáveis pela transmissão de fitopatógenos que causam o enfezamento, um monitoramento abrangente da lavoura tornou-se uma estratégia essencial nos dias de hoje,” observa Freitas. Fundada em 1979, a Sipcam Nichino é resultado da fusão da italiana Sipcam, que iniciou suas atividades em 1946 e é especialista em agroquímicos pós-patentes, com a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino).
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Conheça o berço da raça Sindi no Brasil
- Você sabe diferenciar cortes de carne de primeira, segunda e terceira? vídeo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.