As autoridades holandesas observaram que abateram cerca de 5,8 milhões de aves – galinhas, perus e aves aquáticas – em 98 locais em todo o país.
As autoridades de saúde holandesas informaram nesta quinta-feira (20) que estão abatendo cerca de 300.000 galinhas na tentativa de enfrentar o maior surto de gripe aviária altamente contagiosa deste ano.
O surto mais recente causado por uma cepa H5 altamente contagiosa do vírus atingiu uma granja em Heythuysen, na província de Limburg, no sul, informou a agência holandesa de segurança alimentar NVWA.
“Instituímos imediatamente a proibição do transporte de todos os produtos avícolas”, informou a NVWA, acrescentando que o embargo inclui ovos, carne de aves e esterco avícola.
Cinco outras granjas em um raio de cinco quilômetros “estão sendo rastreadas e serão monitoradas quanto à gripe aviária nas próximas duas semanas”, disse a agência em comunicado.
As autoridades holandesas observaram que abateram cerca de 5,8 milhões de aves – galinhas, perus e aves aquáticas – em 98 locais em todo o país desde que o surto da nova cepa de gripe aviária foi detectado pela primeira vez em outubro do ano passado.
Em uma carta ao parlamento na semana passada, o ministro da Agricultura, Piet Adema, alertou que a situação “tornou-se insustentável”. “Não só para os animais, mas também para os avicultores e para a sociedade”, queixou-se o ministro, acrescentando ser preciso “intensificar a abordagem em torno da Influenza Aviária”.
Na tentativa de conter a disseminação do vírus, o governo holandês determinou, desde 5 de outubro, que todas as aves sejam mantidas em ambiente fechado.
A Holanda foi a mais atingida em 2003, quando uma cepa mortal da gripe aviária H7N7 eclodiu, matando pelo menos uma pessoa, infectando 255 rebanhos e levando ao abate cerca de 30 milhões de aves, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina [dos EUA].
Fonte: PHYS.ORG
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.