Os resultados indicam que as mulheres que incluíam ovos em sua dieta apresentaram menor declínio na fluência verbal com o avançar da idade
Um estudo inovador publicado em agosto de 2024 no periódico Nutrients, da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA), aponta a importância do consumo de ovos para a preservação das funções cognitivas, especialmente entre as mulheres. A pesquisa, que avaliou 890 indivíduos — 357 homens e 533 mulheres — analisou os hábitos alimentares dos participantes e submeteu-os a testes cognitivos.
Os resultados indicam que as mulheres que incluíam ovos em sua dieta apresentaram menor declínio na fluência verbal com o avançar da idade. Em particular, elas demonstraram uma capacidade superior de nomear categorias de itens, em comparação àquelas que não consumiam o alimento. Os dados reforçam a crescente evidência de que o ovo pode ser um aliado importante na saúde cerebral.
Para a Mantiqueira Brasil, líder na produção de ovos na América do Sul e décima maior produtora mundial, essa pesquisa é mais uma de muitas que destacam os ovos como um verdadeiro “superalimento”. Nos últimos 37 anos, a empresa tem acompanhado e promovido a valorização dos ovos, reconhecidos por seus amplos benefícios nutricionais e papel fundamental em uma alimentação saudável. “Costumo dizer que os ovos são tão benéficos que poderiam ser vendidos em farmácias“, comenta Márcio Utsch, presidente da Mantiqueira Brasil. “O ovo é o segundo melhor alimento do mundo, só perde para o leite materno. Essa nova pesquisa reforça o futuro promissor deste alimento acessível e versátil, indispensável para uma dieta equilibrada.”
Algumas substâncias encontradas no alimento têm sido associadas a efeitos benéficos à saúde cerebral. A colina, uma das vitaminas do complexo B (presente na gema), é indispensável para a síntese do neurotransmissor acetilcolina, responsável pela regulação da aprendizagem e da memória. O ovo também contém luteína e zeaxantina, consideradas protetoras dos neurônios e de demais estruturas cerebrais, com importante ação antioxidante de combate ao estresse oxidativo e à inflamação no cérebro. Para completar, a clara é rica em aminoácidos, contribuindo para a construção e reparação muscular e integridade de unhas, cabelos e pele, além do alto poder nutritivo e de saciedade.
Os benefícios do ovo para a saúde já o tornaram unanimidade na mesa da população brasileira. Quem confirma é a Associação Brasileira de Proteína Animal-ABPA, que registrou aumento recorde de consumo, com previsão de fechar 2024, com o maior patamar da história do setor, atingindo o marco de 56,900 bilhões de unidades de ovos no país.
Este e outros estudos científicos que comprovam os benefícios do ovo para a saúde física e mental estão na mira da Mantiqueira Brasil, que vem se destacando com produção e comercialização de aproximadamente 4 bilhões de ovos por ano e o compromisso com a qualidade e modernização. O portfólio extenso inclui diferentes marcas, para atender as mais diversas preferências e necessidades dos consumidores: Ovos Mantiqueira (sinônimo de qualidade e tradição na categoria), Happy Eggs® (de galinhas livres), Fazenda da Toca (orgânicos), Eggscelente (pasteurizados destinados aos clientes industriais) e N.OVO (plant-based).
POR DENTRO DA MANTIQUEIRA BRASIL
Há 37 anos no mercado, possui 16 unidades produtivas em 6 estados: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Santa Catarina, com presença no mercado nacional e internacional.
Viviana Navarro – Assessoria de Imprensa
VEJA TAMBÉM:
- Conheça uma das maiores fazendas do mundo
- Conheça uma das maiores madrinheiras de rodeio do país, repleta de superação e vitória
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.