A obra do Entreposto Agrícola da Castrolanda no Tocantins, com capacidade estática de armazenagem de 44.000 t de grãos, avança e prepara para fase de montagem
As obras do Entreposto Agrícola da Castrolanda, em Colinas do Tocantins, seguem em ritmo consistente e alcançaram, em 2025, 26,5% de avanço físico global, indicador que representa o percentual total do projeto já executado, considerando todas as frentes da obra. Localizada às margens da BR-153, a pouco mais de 12 quilômetros do centro do município, a unidade é considerada estratégica para a consolidação e a expansão da cooperativa na região Norte do país.
De acordo com Diego Van Helvoort Alves da Cruz, especialista de Estratégia e Projetos da Castrolanda, o encerramento de 2025 marcou a conclusão de etapas fundamentais para o desenvolvimento do empreendimento. “Os maiores destaques estão nas disciplinas de infraestrutura, que já atingiram 84% de conclusão, contemplando serviços de terraplenagem, drenagem e cascalhamento”, explica.
Na frente civil, a Fase I, voltada à área operacional de grãos, alcançou 31% de execução, enquanto a Fase II, que envolve as áreas de insumos e sementes, encontra-se em estágio inicial.
Frentes de trabalho no Entreposto Agrícola da Castrolanda
Nas últimas semanas, as frentes de terraplenagem e obras civis concentraram os principais avanços no canteiro. Segundo Diego, essas entregas são determinantes para a sequência do cronograma. “Elas viabilizam o início da fase de montagem das estruturas, previsto para janeiro de 2026, marcando uma nova etapa relevante no projeto”, afirma.
Atualmente, o canteiro de obras opera com múltiplas atividades simultâneas, envolvendo 19 fornecedores e mais de 150 colaboradores em campo. As equipes atuam na etapa final da infraestrutura, enquanto, na área civil, avançam os serviços de estaqueamento e fundações nas áreas destinadas aos silos, torres, secador e prédios operacionais.
Implantação industrial
Entre os marcos importantes já alcançados, destaca-se o recebimento de 100% dos equipamentos da área operacional de grãos. “Esse avanço, somado à evolução das obras civis e de infraestrutura, permite a entrada das equipes de montagem e sinaliza a transição para o início da fase de implantação industrial da unidade”, destaca.
Atendimento ao cooperado
Quando estiver em operação, o entreposto contará com capacidade estática de armazenagem de 44 mil toneladas de grãos, com dois fluxos simultâneos de recebimento, possibilitando uma capacidade operacional próxima de 5 mil toneladas por dia. A estrutura inclui ainda quatro silos pulmão de 1.300 toneladas cada e dois secadores KW Max, da Kepler Weber, com capacidade de 240 toneladas por hora em cada um, projetados para atuar com a alta umidade da soja no período de safra.
Além da área de grãos, a unidade contará com um armazém de insumos de aproximadamente 600 metros quadrados, com capacidade estimada de atendimento a 18 mil hectares. Já o armazém de sementes terá cerca de 1.000 metros quadrados, estrutura refrigerada e previsão de espaço para futura implantação de tratamento de sementes, ampliando os serviços oferecidos aos cooperados.
Entreposto Agrícola da Castrolanda: Inovação, segurança e eficiência operacional
O projeto do entreposto incorpora diferenciais técnicos importantes em relação a estruturas similares da cooperativa. Um deles é o conceito de “Nível Zero”, no qual poços, túneis e equipamentos como moegas, elevadores, secadores e silos são implantados acima do nível do solo. “Isso elimina a necessidade de espaços confinados nessas áreas, elevando significativamente os padrões de segurança operacional e facilitando rotinas de manutenção e limpeza”, destaca Diego.
Outro diferencial é a implantação de três torres de elevadores, que reduzem atividades caracterizadas como trabalho em altura, além da separação das áreas de amostragem e pesagem, proporcionando maior agilidade no recebimento de grãos durante a safra.
Horizonte 2030
Com investimento estimado em R$ 124 milhões, o Entreposto Agrícola da Castrolanda está diretamente conectado à Visão Castrolanda Horizonte 2030, que busca consolidar a cooperativa como a melhor opção para cooperados, colaboradores e clientes, crescendo de forma sustentável.
“A unidade viabiliza tanto a atração de novos cooperados quanto o crescimento dos associados atuais, ao oferecer uma infraestrutura moderna, eficiente e segura”, explica Diego. A iniciativa reforça ainda a estratégia de expansão geográfica da Castrolanda em regiões com alto potencial produtivo, promovendo desenvolvimento sustentável para toda a cadeia do agronegócio.
Desafios superados com planejamento e gestão
Entre os principais desafios enfrentados até o momento estão a distância geográfica, já que esse é o empreendimento mais distante já executado pela cooperativa, as condições climáticas do Tocantins e as particularidades do solo local. Para superar esses fatores, a equipe tem investido em planejamento detalhado, coordenação logística e acompanhamento rigoroso da obra.
Dentro do cronograma previsto, a expectativa é que a unidade entre em operação para atendimento aos cooperados na safra 2026/2027, tanto no fornecimento de insumos e sementes quanto na recepção, secagem, armazenagem e comercialização de grãos.
Sobre a Castrolanda
A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial foi fundada por imigrantes holandeses em 1951, no município de Castro-PR. A primeira atividade econômica dos imigrantes e da cooperativa foi a pecuária leiteira, que tornou-se uma referência para todo o Brasil.
A partir da década de 1970 outras atividades começaram a ser desenvolvidas pelos cooperados. Hoje a Castrolanda atua em quatro cadeias de negócios: agrícola, carnes (suínos e ovinos), leite e batata, com unidades nos estados do Paraná, São Paulo e Tocantins.
A Castrolanda tem como missão gerar valor aos seus mais de 1200 cooperados, proporcionando segurança e conveniência para que possam focar no mais importante: produzir. A cooperativa acredita na união entre todos para avançar e desenvolver as famílias dos cooperados e toda a sociedade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.