Aplicativo vai monitorar gado transportado dentro do Mato Grosso do sul e será obrigatório para caminhoneiros a partir de 01 de julho de 2022
Aplicativo Transportador, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul, será obrigatório para transportadores de animais a partir deste ano. Medida faz parte do programa para Estado ser um estado livre de Febre Aftosa sem vacinação, que inclusive foi anunciado durante a Expozebu deste ano. A portaria n° 3680 da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), estabelece que a partir de 1º de julho de 2022, transportadores de animais.
- Mato Grosso do Sul recebe status livre de aftosa sem vacinação
- Veja os 6 estados que estarão livres da vacinação contra aftosa
O cadastramento de transportadores se encontra no eixo “Fortalecimento do Sistema de Vigilância em Saúde Animal” (verde escuro) na operação “Fortalecer os mecanismos de controle nacional de movimentação de animais suscetíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos”.
Profissionais da área, seja os que possuem apenas CPF, quanto os que têm CNPJ, deverão se cadastrar no Aplicativo Transportador, desenvolvido pela Agência. O uso é obrigatório para o crédito da e-GTA na propriedade de destino.
Para se cadastrar o motorista deverá cadastrar suas informações, do veículo bem como da carroceria. Para realizar o cadastro, basta acessar o link clicando aqui.
Após, será preciso instalar o aplicativo Transportador IAGRO e acessá-lo informando o CPF e CNH cadastrados anteriormente no site. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Esse cadastro faz parte do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa, que traça ações para que MS faça a transição para estado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.
Para realizar o cadastro no site e no aplicativo, a Iagro disponibiliza, em seu canal no Youtube, um vídeo com tutorial para as duas plataformas.