Uma novilha que teve quadrigêmeos, 3 fêmeas e 1 macho. Questionamento: todas as fêmeas serão inférteis devido a presença do macho?
Um fato preocupante de quando temos um parto gemelar na propriedade é quanto a presença de um casal, ou seja, nascer um macho e uma fêmea, pois a fêmea será infértil em, praticamente, todos os casos. Mas um parto em questão, chamou atenção nas redes sociais e levantou uma grande dúvida quanto ao assunto, vamos conferir?
Recentemente, a seguinte foto foi compartilhada no Instagram: uma novilha que teve quadrigêmeos, 3 fêmeas e 1 macho. A foto teve uma repercussão enorme (mais 12 mil curtidas) e gerou, principalmente, o seguinte questionamento: todas as fêmeas serão inférteis devido a presença do macho?
Para não deixar os seguidores e leitores na dúvida, pedimos um esclarecimento da especialista em reprodução e professora da UFU, Ricarda Maria dos Santos, para responder essa pergunta.
Relembrando o conceito de Freemartin…
Freemartinismo é uma condição resultante da fusão das membranas extraembrionárias (placenta em formação) de cada concepto, que se alongam muito e se sobrepõem dentro dos cornos uterinos. Essas membranas fundidas formam um único córion (camada mais externa da placenta em formação) e dividem um mesmo cotilédone (parte materna da placenta).
Portanto o suplemento sanguíneo será comum entre os fetos em formação. No caso de gestação gemelar com fetos de sexos diferentes ambos serão expostos aos mesmos hormônios. Essa suplementação comum é estabelecida por volta do dia 39 da gestação.
Nos bovinos, o desenvolvimento dos testículos ocorre antes dos ovários. Os testículos produzem o hormônio anti-mulleriano, que tem a função de impedir o desenvolvimento do trato reprodutivo tubular (tubas, útero e vagina) no macho.
- Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover
- STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025
- Gigante do confinamento acelera engorda e parceiros economizam, em média, R$ 132,80/boi
- Acordos entre Brasil e China para a agropecuária podem elevar posição do país no ranking de exportação mundial
- Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029
Quando a fêmea em desenvolvimento é exposta a esse hormônio o desenvolvimento do trato reprodutivo fica comprometido na fêmea também, bem como o desenvolvimento dos ovários e das células.
A exposição da fêmea a baixas concentrações de estrógenos e altas de testosterona também alteram o desenvolvimento do sistema nervoso central, o que resulta no comportamento masculinizado da fêmea freemartin.
Logo…
“Respondendo a dúvida: Sim, baseados na etiologia do freemartinismo, todas tem chances de serem freemartin.” Segundo a Ricarda, partos gemelares podem ainda trazer complicações para a mãe, como retenção de placenta e metrite, por exemplo.
Que pena não é, gente? Mas, ainda assim, vale a pena investir nessa novilha, não é mesmo? Vai que da próxima vez venham só fêmeas…
Fonte: Adaptado Milk Point