Acumulado de precipitações favorece a agricultura no Centro-Sul; no Matopiba, previsão de mais chuvas só para o final do mês.
Os produtores rurais podem esperar um mês de novembro com chuvas entre normal e acima da média em grande parte da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas. A expectativa foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a previsão, no Rio Grande do Sul também deve haver precipitações dentro da normalidade, com chuvas acima da média em algumas localidades. Já em boa parte do Nordeste brasileiro, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima e sudoeste do Mato Grosso do Sul, são esperadas chuvas próximas ou abaixo da média climatológica.
A meteorologista e sócia-executiva da Nottus, Desirée Brandt, afirma que, em alguns momentos, a chuva deve alcançar o Matopiba, região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Mas ressalta que esta ainda não é a consolidação da chuva para a região.
“Em meados de novembro, a chuva retorna ao Sul do país, diminuindo bastante a chance de chuva entre a Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí. Ao mesmo tempo, no eixo SE-N (região que se estende do sudeste ao norte), o corredor de umidade perde sua configuração, tornando a chuva mais espaçada, mas não ausente nestas áreas”, ressalta.
Impactos agrícolas
A meteorologista Desirée Brandt ressalta que o solo da região do Matopiba já está mais seco, porque não houve a consolidação da chuva. Além disso, os períodos de sol e calor provocam ainda mais a redução da umidade desse solo, mesmo que ocorra alguma precipitação ocasional.
“No Matopiba, é importante o produtor se atentar ao momento certo para lançar as sementes, já que a evolução gradual da chuva está prevista para os últimos dias de novembro”, orienta Brandt. Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) avaliou que essa situação climática pode dificultar o avanço do plantio da soja.
Já para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, os acumulados de chuvas geram expectativa de recuperação dos níveis de umidade do solo. Segundo o Mapa, isso deve favorecer o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Mas a meteorologista da Nottus chama atenção para os “momentos de chuvas mais persistentes, [em que] os trabalhos em campo poderão ser afetados”.
Segundo o Mapa, a previsão de chuvas próxima da média histórica para o Sul do país pode beneficiar os cultivos de inverno que ainda estão na fase de enchimento de grãos, bem como o desenvolvimento da safra 2024/2025. A análise é reforçada pela meteorologista.
“No Sul, a chuva não deixa de acontecer, mas será intercalada por maiores períodos de tempo firme, o que ainda não é uma preocupação, já que a região ainda apresenta bons índices de água no solo”, comenta Brandt.
Novembro terá calor em excesso no Norte e Nordeste
Em relação às temperaturas, novembro deverá ser mais quente do que a média em grande parte do país. Especialmente no norte das regiões Norte e Nordeste, há possibilidade de ocorrer dias de calor em excesso, com temperaturas médias acima dos 28ºC.
Já em algumas localidades do leste das regiões Sudeste e Sul, a previsão do Inmet para novembro é de temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, devido à ocorrência de dias consecutivos de chuvas que podem derrubar os termômetros.
“Com a chuva mais persistente desde o Sudeste até o Norte do país, a temperatura deve ficar mais amena. Apenas em meados de novembro, quando a chuva deve ficar mais espaçada, os termômetros devem subir no centro do país, mas sem afetar as áreas produtoras”, explica a meteorologista Desirée Brandt.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Soja: com cenário externo favorável e maior demanda, Chicago opera em alta
- Projeto exige distância mínima entre moradia de trabalhador rural e depósito de defensivos
- Recorde de inscrições: “Oscar do Café” vai premiar melhores grãos
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.