Novembro foi marcado por forte alta nos preços dos bovinos para reposição

O período chuvoso no Brasil Central deu ânimo aos pecuaristas que precisavam repor o rebanho, gerando uma maior movimentação no mercado.

Novembro foi marcado por forte valorização da reposição. O período chuvoso no Brasil Central deu ânimo aos pecuaristas que precisavam repor o rebanho, gerando uma maior movimentação no mercado. Junto a isso, a pouca oferta de bovinos não terminados, colaborou com o incremento nos preços.

De acordo com levantamento realizado pela Scot Consultoria, na comparação feita mês a mês, considerando todas as praças pecuárias, a alta foi de 18,1% para o boi magro, 17,6% para o garrote, 20,0% para o bezerro de ano e 18,9% para o bezerro de desmama.

Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em dezembro

No período, a categoria cuja cotação mais subiu foi o bezerro de ano. Veja na figura 1, a alta da categoria nas praças pesquisadas.

Figura 1.
Valorização mensal, em porcentagem, do bezerro de ano (240kg) anelorado nas praças pecuárias pesquisadas.

* SC e RS referem-se a bovinos de cruzamento industrial
Fonte: Scot Consultoria

Considerando a praça balizadora (SP), o aumento em igual comparação foi de 16,6% para o boi magro, 14,3% para o garrote, 19,2% para o bezerro de ano e 17,8% para o desmama. A cotação do boi gordo, no mesmo período, foi menor, de 9,1%. Ou seja, a relação de troca ficou pior para os recriadores e invernistas.

No curto prazo, as cotações no mercado de reposição devem se manter firmes e em alta. Porém, já é observado maior resistência dos compradores, devido aos preços elevados, mas, com a falta de oferta de bovinos, há pouca opção ao comprador.

Fonte: Scot Consultoria

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM