
Ordenhar vacas é cansativo? Sim. Por isso o novo sistema de ordenha traz uma tecnologia automatiza para fazendas de pequeno a médio porte, reduzindo a dependência de mão de obra e otimizando a produção na pecuária leiteira.
A ordenha de vacas passou por transformações radicais desde o final do século XIX, quando os primeiros dispositivos mecânicos começaram a substituir a ordenha manual. Agora, a tecnologia avança mais uma vez com o Afimilk Synergy, um sistema de ordenha robótica projetado para atender fazendas leiteiras de médio porte, com rebanhos entre 500 e 5.000 vacas.
A solução foi desenvolvida pela Afimilk, empresa israelense pioneira no setor, que em 1979 lançou o primeiro medidor de leite, capaz de monitorar a produção individual das vacas, detectar problemas de saúde e coletar dados essenciais para a gestão das fazendas leiteiras. Agora, a companhia revoluciona novamente ao criar uma alternativa escalável para grandes rebanhos que não se beneficiam dos robôs usados em pequenas propriedades nem das salas de ordenha rotativas das megafazendas.
O Afimilk Synergy levou cinco anos de desenvolvimento e um investimento de US$ 30 milhões antes de ser lançado. Diferente das soluções tradicionais, que exigem intensa mão de obra humana, este sistema permite que as vacas decidam quando querem ser ordenhadas, aproximando-se espontaneamente dos robôs, que realizam todo o processo de forma automatizada.

O funcionamento ocorre da seguinte forma:
- Os robôs se alinham em uma pista no nível do solo, aguardando as vacas para a ordenha;
- O sistema identifica cada vaca, higieniza os úberes e posiciona os copos de ordenha de forma precisa;
- O leite é extraído automaticamente e os copos são removidos assim que o processo é concluído;
- No final, um spray de iodo é aplicado para garantir a higiene dos tetos das vacas;
- Durante todo o processo, imagens 3D e dados de saúde são coletados, permitindo um monitoramento completo do bem-estar dos animais.
Com essa inovação, a ordenha pode ocorrer sem necessidade de operadores humanos dedicados, reduzindo custos com mão de obra e aumentando a eficiência da produção leiteira.
A escassez de mão de obra na pecuária leiteira é um problema global. Ordenhar vacas é um trabalho cansativo e poucos estão dispostos a realizá-lo, destaca Oren Drori, VP de produtos da Afimilk. Com a nova tecnologia, essa dificuldade é minimizada, já que todo o processo é gerenciado por uma equipe reduzida, composta basicamente por um supervisor.

Embora o setor agropecuário tenda a ser conservador na adoção de novas tecnologias, o Afimilk Synergy já está sendo implantado em fazendas na República Tcheca, na Itália e em Israel. A expectativa da empresa é instalar entre 10 e 20 sistemas em 2025 na Europa e no Oriente Médio, consolidando a nova tecnologia como um padrão para a ordenha em fazendas de médio porte.
Combinando inteligência artificial, sensores avançados e automação, o sistema não apenas reduz custos e melhora a produtividade, mas também garante maior bem-estar para as vacas, tornando a ordenha um processo menos estressante e mais eficiente.
A chegada dessa tecnologia marca uma nova era para a pecuária leiteira, onde a robótica se torna uma aliada essencial para um setor mais eficiente, competitivo e preparado para os desafios do futuro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Maior fazenda leiteira do Brasil produz 106.000 litros de leite por dia; Vídeo
Tecnologia, produtividade e gestão de ponta fazem da Fazenda Colorado a líder absoluta na produção de leite no Brasil há mais de 10 anos
Continue Reading Maior fazenda leiteira do Brasil produz 106.000 litros de leite por dia; Vídeo
Recria na fase de baixa da pecuária DÁ LUCRO?
A recria na fase de baixa da pecuária é uma etapa importante na criação de animais que são utilizados para a produção de carne e leite
Continue Reading Recria na fase de baixa da pecuária DÁ LUCRO?
Dieta do grão inteiro como estratégia para lucro alto em confinamento
Uso de milho inteiro reduz custos, acelera a engorda e melhora rendimento da carcaça; Confira os detalhes da chamda dieta do grão inteiro como estratégia para lucro alto em confinamento
Continue Reading Dieta do grão inteiro como estratégia para lucro alto em confinamento
Brasileiros fazem dobradinha no pódio da PBR na disputa pelo título de melhor cowboy do mundo
José Vitor Leme e Kaique Pacheco brilham em Nampa, enquanto Dalton Kasel amplia liderança no ranking da PBR 2025 na disputa pelo título de melhor cowboy do mundo; Quem será o vencedor?
Atvos, do Mubadala, está interessada em três usinas da Raízen, dizem fontes
Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg News, negócio em potencial com assessoria do Itaú BBA envolve unidades da Raízen no Mato Grosso do Sul; empresas não comentaram
Continue Reading Atvos, do Mubadala, está interessada em três usinas da Raízen, dizem fontes
Morre Papa Francisco aos 88 anos: um líder de hábitos simples que transformou a Igreja Católica
Primeiro papa latino-americano, Francisco deixa legado de tolerância, diálogo inter-religioso e foco nos pobres. Conclave para escolha de novo pontífice deve começar em até 20 dias.