Com quase nenhuma semente e muita doçura, a Pingo Doce, uma nova variedade de melancia começa a ganhar o mercado consumidor.
Diante deste cenário, chega ao mercado a primeira safra comercial da melancia Pingo Doce, que possui menos sementes e tem peso médio de 6 a 8 quilos, bem menor que a tradicional, que chega a pesar mais de 15 quilos, facilitando o transporte e armazenagem, evitando o desperdício do alimento. Mais saudável, ela tem o dobro de antioxidantes do que a melancia convencional, sabor e doçura mais acentuados. Outra característica da Pingo Doce que ajuda na identificação é a casca integralmente escura, única do mercado.
Ela também é a fruta in natura com maior teor de licopeno, substância que ajuda na prevenção de doenças como o câncer de próstata. Além disso a empresa explica que o produto tem o objetivo de facilitar o transporte, armazenagem e evitar o desperdício do alimento, já que é menor que as melancias comuns.
A melancia, desenvolvida pela unidade de sementes de hortaliças e vegetais da Bayer, já conquistou o mercado consumidor norte-americano e é líder de segmento na Europa, onde é vendida sob a marca Fashion. “Seu sabor e conveniência fizeram dela a preferida do consumidor no mercado internacional”, aponta o especialista de Marketing da Unidade de Sementes e Hortaliças da Bayer, Guilherme Hungueria. O sucesso no mercado espanhol pode se repetir no Brasil por pelo menos outros três atributos além da doçura e da quase ausência de sementes.
A diferença entre o produto obtido com o sistema Pingo Doce e as demais melancias começa no campo. O manejo exige uma série de práticas mais sustentáveis. Entre elas, a irrigação por gotejamento, que reduz o consumo de água, a manutenção de um ambiente atrativo para as abelhas e o uso adequado dos defensivos indicados para o cultivo.
A fertirrigação, que alia irrigação à nutrição das plantas, é requerida neste sistema produtivo porque o agricultor consegue ter mais eficiência no manejo de água e fertilizantes. A prática garante os nutrientes necessários para a formação adequada dos frutos. Com a técnica, é possível produzir até cinco frutos de alta qualidade por planta. No sistema tradicional, o segundo fruto costuma apresentar qualidade inferior quando comparado ao primeiro fruto, reduzindo, assim, o seu valor comercial.
Benefícios comprovados da melancia
A melancia é considerada uma das frutas mais completas ao organismo. Rica em vitaminas e minerais, contribui para a geração de energia do corpo, hidratação e aumenta a imunidade. Além disso, é capaz de prevenir diversas doenças – entre elas, diabetes, infecção urinária e variados tipos de câncer, confira alguns dos vários benefícios da fruta:
- Aumenta a imunidade
- Auxilia na hidratação
- Fonte de energia
- Tem efeito diurético
- Previne doenças cardiovasculares e câncer
- Impede o entupimento de artérias
- Tem poucas calorias