
A Peixe BR considera imprudente a decisão do Mapa de revogar a suspensão da importação de tilápia oriunda do Vietnã.
A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), entidade que valoriza, fomenta e defende a cadeia de produção de peixes cultivados no Brasil, considera imprudente a decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de revogar a suspensão da importação de tilápia oriunda do Vietnã.
A solicitação havia sido suspensa pelo governo brasileiro por meio do Despacho Decisão nº 270, de 9 de fevereiro de 2024, publicada no Diário Oficial da União em 14 de fevereiro de 2024, com base em alertas sanitários feitos por esta entidade sobre a presença do vírus TiLV – uma enfermidade infecciosa e altamente contagiosa entre os peixes – além de práticas industriais que não atendem às normas sanitárias brasileiras.
A revogação dessa suspensão, formalizada por meio do Despacho Decisório nº 379, de 23 de abril de 2025, revertendo a suspensão, desconsidera os riscos sanitários apontados anteriormente e ocorre em meio a tratativas comerciais entre os governos do Brasil e do Vietnã.
A reversão da medida, sem garantias de que tais riscos tenham sido plenamente mitigados, representam uma ameaça à segurança sanitária dos consumidores brasileiros.
O Peixe BR reitera seu compromisso com a qualidade do pescado brasileiro, com a segurança alimentar da população e com a defesa de uma concorrência justa e equilibrada para a aquicultura nacional.
Fonte: Peixe BR
VEJA TAMBÉM:
- Em Goiás, declaração de rebanho e vacinação obrigatória contra a raiva de herbívoros começam em 1º de maio
- Agricultores do Kentucky são atingidos por dois golpes: guerra comercial e inundações históricas
- Cotação da batata registra queda no atacado desde dezembro, mostra Prohort
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.