A partir de amanhã, uma frente fria ingressará no Brasil e levará chuvas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná.
De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a região norte do Paraná e o estado de São Paulo devem voltar a receber chuvas de bom volume apenas na sexta-feira (19). O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos alerta que há áreas de instabilidade sobre o noroeste e norte do Paraná hoje, com possibilidade de alguma chuva irregular, assim como no sul de Mato Grosso do Sul e em partes do Paraguai. Já no centro e norte do Brasil, as chuvas podem ser boas ao longo do dia.
A partir de amanhã, uma frente fria ingressará no Brasil e levará chuvas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná, se estendendo até quarta-feira. Também deve chover nesse período na Bolívia e na Argentina. “Mas no sul de Mato Grosso do Sul, norte e noroeste do Paraná, ainda haverá uma ausência de chuvas. Isso deve mudar na sexta-feira, quando o sistema deverá avançar, levando precipitações mais generalizadas ao Paraná e São Paulo, canalizando os corredores de umidade vindos da Amazônia”, explica.
O final de semana tende a ser mais chuvoso em partes do Sudeste, com chance de volumes expressivos e temporais no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. O Centro-Oeste, Norte e o Matopiba deverão ter boas chuvas também. Há uma tendência de chuvas de invernada na parte central e norte do Brasil na semana que vem, com volumes regulares, assim como na região Amazônica.
Paraguai
De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, se observam áreas de instabilidade sobre o Paraná e Mato Grosso do Sul, o que pode favorecer a ocorrência de chuvas, ao longo desta segunda-feira, no leste do Paraguai.
Ela afirma que, após essas chuvas, o país terá um tempo mais aberto e com temperaturas elevadas entre amanhã e quinta-feira. Na sexta-feira, uma nova formação deverá provocar chuvas entres a faixa sul e oriental do país, que podem se estender até o começo da próxima semana.
No dia 22, o tempo tende a abrir novamente no Paraguai, permanecendo firme, com temperaturas mais elevadas, até o período entre o final de janeiro e o começo de fevereiro. “A tendência é de chuvas melhores no Paraguai entre a segunda e a terceira semana de fevereiro”, conclui.
Fonte: Agência Safras
VEJA TAMBÉM:
- Armazéns da Conab comprovam alto nível de aproveitamento no abastecimento social
- Brasil mantém posto de segundo maior exportador mundial de algodão
- Com colheita de soja em 2,3% no Brasil, produção cai para 150,1 mi de toneladas
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.