O ato corajoso do animal se desenrolou em um momento crítico para a região, que enfrenta um cenário de alerta laranja devido às previsões meteorológicas adversas; veja o vídeo
Em meio aos desafios provocados pelas intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, uma história de determinação e superação chamou a atenção dos moradores de Getúlio Vargas. Na última sexta-feira (17), uma vaca holandesa foi flagrada enfrentando a correnteza para alcançar a outra margem do rio que corta a cidade.
O ato corajoso do animal se desenrolou em um momento crítico para a região, que enfrenta um cenário de alerta laranja devido às previsões meteorológicas adversas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta destacando a iminência de ventos de até 100 km/h, chuvas intensas podendo chegar a 100 milímetros em 24 horas, e a possibilidade de quedas de granizo.
A situação climática já havia afetado 158 municípios no estado, levando o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a decretar estado de emergência na cidade. As chuvas anteriores saturaram o solo, dificultando a absorção da água das chuvas recentes e resultando em inundações que impactaram diversas localidades.
O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, coronel José Carlos Sallet, alertou para a gravidade da situação, ressaltando que o vento sul impedia o escoamento dos rios, intensificando os transtornos. “A chuva que inicia hoje vai causar um transtorno, porque ainda não conseguimos o escoamento da água do final de semana. Isso pode causar um transtorno na comunidade“, afirmou o coronel.
Apesar dos esforços das autoridades, cinco mortes foram confirmadas no Rio Grande do Sul devido aos temporais, além de três em Santa Catarina. Até a tarde da terça-feira (21), o estado contabilizava 63 feridos, 3.351 pessoas em abrigos públicos e 24.963 desalojadas.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.