Produto químico é adicionado à água lançada pelas aeronaves; Para hoje, estão previstos três voos de aproximadamente 35 minutos para o lançamento de 12 mil litros de água cada um
A aeronave KC-390 Millennium, com 12 mil litros de água para combater os incêndios no Pantanal, decolou às 11h20 deste sábado (29) para a região do Pantanal, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB).
No dia anterior (28), o avião operado pelo Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiânia, transportou de Corumbá (MS) também cerca de 12 mil litros de água, no primeiro voo real de combate ao fogo realizado pela FAB com o cargueiro multimissão. A água foi lançada em um dos focos de incêndio identificados pelo Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul.
Para hoje, estão previstos três voos de aproximadamente 35 minutos para o lançamento de 12 mil litros de água cada um. Para aumentar o efeito no combate ao fogo, um produto químico denominado retardante é adicionado à água lançada pelas aeronaves na região.
Diversos órgãos e agências atuam em conjunto na ação de combate ao incêndio no Pantanal. O Corpo de Bombeiros estadual, por exemplo, alimenta duas piscinas que ficam no Aeroporto Internacional de Corumbá e identifica os principais focos de incêndio para que a atuação das aeronaves seja a mais efetiva possível.
Aeronave
No combate aos focos de incêndio no Pantanal, a Aeronáutica utiliza a aeronave multimissão KC-390, desenvolvida pela fabricante brasileira Embraer, que tem capacidade para realizar uma operação segura e equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System). A ferramenta fornece ao cargueiro a funcionalidade necessária para realizar a ação de combate a incêndio em voo.
O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3 mil galões, aproximadamente 12 mil litros de água em áreas de incêndios, com ou sem retardante de fogo, conforme o critério de nível de cobertura padrão do solo e em diversos tipos de terrenos. O sistema oferece maior precisão, aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios.
As ações levam em conta as adversidades, o que requer um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas. Desta forma, é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390. Além disso, o reservatório utilizado para fazer o reabastecimento de água na aeronave tem capacidade para 22 mil litros de água.
Fonte: Agência Brasil
Librelato leva Furgão Frigorífico e Porta Contêiner para a EFAICS 2026
Durante o evento, a fabricante apresenta o Furgão Frigorífico e o Porta Contêiner da Série Evolut 2026, destacando soluções que atendam o agronegócio e a logística.
Continue Reading Librelato leva Furgão Frigorífico e Porta Contêiner para a EFAICS 2026
Mosaic inaugura nova horta sensorial acessível na rede municipal de Uberaba (MG)
Novo ciclo do programa Horta Educa reforça a importância da alimentação saudável e transforma o alimento em ferramenta de aprendizado.
Continue Reading Mosaic inaugura nova horta sensorial acessível na rede municipal de Uberaba (MG)
Faturamento de máquinas e implementos agrícolas cai 15,6% em janeiro, diz Abimaq
O balanço foi feito nesta sexta-feira, 13, pelo presidente da Câmara de Máquinas e implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Continue Reading Faturamento de máquinas e implementos agrícolas cai 15,6% em janeiro, diz Abimaq
Elite do Vinho: América do Sul coloca 26 rótulos no topo do ranking mundial de 2026
Com 26 rótulos selecionados na prestigiada World’s Best Sommeliers’ Selection, região reafirma sua excelência produtiva; Argentina lidera volume, enquanto o Brasil brilha com vinho da Mantiqueira, consolidando a América do Sul no topo do ranking mundial de 2026.
Continue Reading Elite do Vinho: América do Sul coloca 26 rótulos no topo do ranking mundial de 2026
Fazenda eleva projeção de inflação para 2026 com alta do petróleo
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar o próximo ano em 3,7%, ante estimativa anterior de 3,6%.
Continue Reading Fazenda eleva projeção de inflação para 2026 com alta do petróleo
Casa Branca estreia leilão de reprodutores Nelore e coloca no mercado machos de genética consagrada
O evento será realizado no dia 14 de março, a partir das 18 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.





