O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, está acima dos 5 metros há 48 horas, com a última medição registrando 5,16 metros. Após uma queda seguida de aumento, o lago atingiu seu recorde em maio, mas permanece abaixo das expectativas de ultrapassar 5,5 metros. Mais chuvas são esperadas; confira
O nível do Lago Guaíba, que banha a região metropolitana de Porto Alegre (RS), tem sido motivo de atenção nos últimos dias devido a seu aumento significativo. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o lago está acima dos 5 metros há 48 horas, com a última medição registrando 5,16 metros às 16h desta quarta-feira (15).
Após uma queda no nível observada desde o fim da semana passada, a água do Guaíba voltou a subir recentemente, retomando o patamar acima de 5 metros na última segunda-feira (13). O ponto mais alto registrado na história do lago foi alcançado nos dias 5 e 6 de maio deste ano, atingindo 5,33 metros. Esse recorde superou o registrado na histórica enchente de 1941, quando o nível variou entre 4,75 e 4,76 metros.
Para contextualizar, a cota de alerta do Guaíba é de 2,5 metros, enquanto a cota de inundação é de 3 metros.
Meteorologistas já previam um aumento no nível do Guaíba no início desta semana, o que de fato ocorreu. Entretanto, apesar das expectativas, não se consolidou a previsão de que o nível ultrapassaria os 5,5 metros. De acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os cenários indicam uma estabilização em níveis elevados acima dos 5 metros, com uma recessão lenta nos próximos dias, mantendo-se acima dos 4 metros durante a semana. A duração desse período de níveis elevados dependerá do volume de chuvas futuras.
Segundo a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do Rio Grande do Sul, o estado deverá receber mais chuvas na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17). “A chuva retorna, vindo pelo noroeste e norte gaúcho, passando pelo centro e indo até a região nordeste [do RS]. Os volumes variam de 20 a 40 milímetros ao longo desta quinta-feira“, afirma.
Para sexta-feira, Cátia acrescenta que “a chuva pode ganhar um pouco mais de força, principalmente no norte e nordeste gaúcho. Nas áreas de divisa com Santa Catarina, podemos ter volumes de até 80 milímetros“. Apesar da previsão de chuva mais intensa, a meteorologista tranquiliza, dizendo que “não há riscos para alagamentos“. No entanto, ela alerta para o solo encharcado, que pode causar novos transtornos de deslizamentos.
Quanto às temperaturas, Cátia destaca que o frio persistirá na quinta-feira, sexta-feira e durante o fim de semana. “Falando no fim de semana, o sol volta a predominar em todas as regiões [do estado]. Apenas no nordeste gaúcho, ali entre a serra e o litoral norte e parte da região metropolitana, ainda pode haver algum chuvisco no amanhecer do sábado. Depois, o tempo volta a ficar firme“, conclui.
Com a previsão de chuvas e o solo já encharcado, é necessário que a população e as autoridades estejam atentas e adotem medidas preventivas para minimizar os possíveis impactos decorrentes dessas condições climáticas.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
- Cavalo é salvo após passar anos sem casqueamento; Vídeo
- Conheça o império gigantesco do cantor Leonardo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.