Segundo a corporação japonesa Nikon, o sistema baseado em inteligência artificial (IA) tem a capacidade de antecipar o momento do parto de vacas com cerca de cinco horas de antecedência
A empresa japonesa de câmeras, Nikon, introduziu uma inovadora solução que faz uso de tecnologia de inteligência artificial (IA) para antecipar o momento iminente do parto de bovinos. Essa avançada tecnologia visa aprimorar a eficiência e a segurança na gestão de rebanhos.
De acordo com a organização, o sistema de IA para detecção de nascimentos utiliza câmeras para analisar os padrões de movimento das vacas. Os agricultores posicionam estrategicamente as câmeras para capturar imagens abrangentes dos animais a partir de diferentes perspectivas.
A Nikon desenvolveu o algoritmo treinado para analisar os movimentos e identificar os indícios do processo de parto. Esses padrões incluem alterações na movimentação, mudanças na postura, aumento da frequência respiratória e o rompimento da bolsa amniótica.
De acordo com a empresa, o sistema de inteligência artificial (IA) é capaz de antecipar o momento do parto com aproximadamente cinco horas de antecedência. Um aplicativo para smartphone envia todos os sinais detectados aos responsáveis pelo rebanho, permitindo que se preparem para o parto e providenciem o atendimento adequado às vacas.
A Nikon conduziu testes do sistema em quatro fazendas na província de Kumamoto, localizada no sudoeste do Japão, ao longo do ano de 2023.
Segundo a empresa, os pecuaristas participantes dos experimentos elogiaram a eficácia do sistema, destacando sua capacidade de reduzir a necessidade de verificações regulares e proporcionar um acompanhamento mais eficiente das vacas prenhas.
O sistema desenvolvido pela Nikon já está disponível para compra no Japão a partir deste mês, com um preço estimado de R$ 30.033 reais para fazendas com cerca de 100 vacas.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Animal surge com rosto humano e intriga moradores
- Veja o poder impressionante dos zebus nos torneios de pedra; vídeo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.