Governo brasileiro informou à OMSA sobre a implementação das medidas de controle, incluindo desinfecção do local
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) expressou otimismo em relação à rápida recuperação das exportações de carne de frango do Brasil. O posicionamento positivo segue a recente comunicação do Ministério da Agricultura à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre a resolução de um caso isolado de doença de Newcastle em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.
Apesar de parte das exportações suspensas estar sendo absorvida por outros mercados, a ABPA acredita que a notificação à OMSA e a provável restauração do status de país livre da doença, além da modificação do status de autossuspensão e da área monitorada, deverão acelerar as negociações com os importadores.
Em seu comunicado, a ABPA elogiou o empenho do Ministério da Agricultura na resolução do incidente, mencionando especificamente o ministro Carlos Fávaro e os secretários Carlos Goulart e Roberto Perosa. A associação ressaltou que a rapidez e a transparência nas medidas adotadas reforçam a impressionante biosseguridade do Brasil, que mantém sua posição de liderança global nas exportações de carne de frango.
O relatório detalha que o surto de doença de Newcastle em Anta Gorda começou em 9 de julho e foi concluído em 25 de julho, afetando uma ave. O documento também menciona a confirmação do foco da doença em uma granja de avicultura de corte, com o sequenciamento genético do vírus de Newcastle. O governo brasileiro informou à OMSA que foram tomadas todas as medidas de controle, incluindo desinfecção do local, eliminação de carcaças e subprodutos, controle de movimentação dos animais, vigilância da área restrita, zoneamento e rastreabilidade.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.