Negociações no mercado do algodão seguem lentas no Brasil

Parte dos vendedores está flexível nos valores de negociação, mas muitos compradores insistem na oferta de preços ainda menores. 

O ritmo de negócios envolvendo algodão em pluma segue lento.  Nesta terça-feira, 17, a variação diária foi de 0,1%, com a pluma negociada a R$ 3,90 por libra peso. Na comparação com igual período de agosto observa-se uma leve alta de 0,6%. 

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário está atrelado ora à qualidade dos lotes, ora à disparidade entre os preços de compra e venda.

Eficiência no confinamento: grão úmido em alta no MA

“Agentes consultados pelo Cepea dão prioridade ao cumprimento de contratos; e, assim como comerciantes, que buscam a pluma para atender a suas programações, esses demandantes também apontam dificuldade em encontrar lotes que supram a qualidade desejada, mesmo estando dispostos a pagar valores maiores”, comentam pesquisadores do Centro. 

Ainda de acordo com o Cepea, parte dos vendedores está flexível nos valores de negociação, mas muitos compradores insistem na oferta de preços ainda menores. 

Estimativas para o algodão

Em relatório divulgado neste mês, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que a produção brasileira deve crescer 15,1%, mantendo o recorde de 3,654 milhões de toneladas. 

Em termos globais, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima a produção mundial da safra 2024/25 em 25,348 milhões de toneladas, avanço de 2,5% frente à safra 2023/24.

Destaca-se que o Departamento indicou que o Brasil segue na liderança das exportações mundiais, com 2,722 milhões de toneladas, e market share de 29%. 

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM