Natal e Ano Novo: Chuvas intensas em diversas regiões do Brasil

As informações indicam mudanças significativas na previsão do tempo, exigindo atenção especial dos cidadãos durante as festividades; confira as previsões para cada região

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje a previsão do tempo para as próximas duas semanas, trazendo informações cruciais para as celebrações de Natal e Ano Novo em todo o Brasil. De acordo com o órgão, chuvas intensas são esperadas em diversas regiões durante esse período.

Primeira semana (18 a 25 de dezembro)

Região Norte: Espera-se pancadas de chuva com volumes superiores a 50 mm em estados como Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá, sul de Roraima e Tocantins.

Região Nordeste: Chuvas em forma de pancadas são previstas em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, com volumes superiores a 50 mm. No início da semana, não estão descartadas chuvas isoladas no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Entre os dias 23 e 25 de dezembro, a previsão é de tempo seco em grande parte da região.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: Chuvas intensas são esperadas em praticamente todas as regiões, com volumes superiores a 80 mm. Em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas com menores acumulados.

Região Sul: Uma massa de ar quente e úmida favorecerá instabilidades em forma de pancadas de chuva, principalmente no início da semana, com maiores acumulados podendo ultrapassar os 50 mm na porção central da região.

Previsão para a segunda semana (26 de dezembro a 3 de janeiro)

Região Norte: Acumulados superiores a 60 mm são esperados em estados como Amazonas, Acre, oeste de Roraima, Tocantins, centro-sul do Pará e centro-norte do Amapá. Nas demais áreas, a previsão é de volumes inferiores a 20 mm.

Região Nordeste: Chuvas em forma de pancadas com volumes superiores a 50 mm são esperadas, e no litoral, não estão descartadas chuvas isoladas com menores acumulados.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: Pancadas de chuvas localmente fortes são previstas, com volumes superiores a 70 mm.

Região Sul: Acumulados de chuvas superiores a 60 mm são esperados no Paraná e Santa Catarina, com previsão de menores acumulados no Rio Grande do Sul.

Cuidados com as chuvas: Avisos do Inmet

O Inmet emite avisos de chuva quando há previsão de acumulados significativos em um período de 24 horas. Os avisos são classificados em quatro níveis:

Atenção: Chuva entre 20 e 35 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h).
Aviso especial: Chuva entre 35 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).
Alerta vermelho: Chuva entre 60 e 100 mm/h ou até 150 mm/dia, com ventos intensos (100-120 km/h).
Alerta laranja: Chuva entre 100 e 200 mm/h ou até 250 mm/dia, com ventos intensos (120-160 km/h).

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM