46ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga atraiu criadores de todo o Brasil; evento, que celebrou os 90 anos da ABCCRM na capital paulista, reuniu cerca de 400 animais da raça, além de artistas e autoridades
A 46ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga marcou uma celebração especial: os 90 anos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM). O evento retornou ao histórico Parque da Água Branca, em São Paulo (SP), após 16 anos, reunindo cerca de 400 animais, além de 92 expositores. São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Pará, estiveram entre os estados com as maiores participações nas competições.
Com disputas acirradas nos Campeonatos Gerais e de Marcha, os participantes demonstraram a qualidade e a genética do Cavalo Mangalarga. Provas como o Concurso do Cavalo Funcional (CCF) desafiaram os cavalos a mostrar sua performance em diferentes modalidades, testando suas habilidades em provas contra o cronômetro e de tempo ideal.
Além das provas de performance, a exposição ofereceu momentos de integração para a família Mangalarga. As provas sociais, que incluíram categorias como Mini-Mirim, Mirim, Juvenil e as tradicionais provas femininas e prova do Patrão, proporcionaram um ambiente de confraternização.
Fernando Tardioli, presidente da ABCCRM, destacou a importância da genética do Cavalo Mangalarga. “A genética do Cavalo Mangalarga está em um momento fantástico, muito valorizada com o ingresso de muitos criadores novos na raça, inclusive de investidores que veem no nosso cavalo uma opção sólida de investimento”, afirmou Tardioli.
Grandes campeões da 46ª Exposição Nacional
Nos Grandes Campeonatos, a égua Harmonia do Espinhaço (Diamante do Gadu x Folia ACF) e o cavalo Encanto da Jauaperi T.E (Vermute ACF T.E x Ipanema do Morro Agudo T.E), foram os campeões nacionais na categoria geral. A égua Iluminada Cass (Batistuta Cass x Fada do Dado) e o cavalo Encanto da Jauaperi (Vermute ACF x Ipanema do Morro Agudo) foram os grandes campeões nacionais de Marcha na categoria pelagem geral.
“A marcha é a principal característica da Raça Mangalarga. Na exposição, as tropas de excelência puderam se comparar e elevar o critério de seleção dos animais”, acrescentou Tardioli.
Autoridades e eventos de destaque
Entre as personalidades presentes, estiveram figuras como o humorista Tom Cavalcante, Edson Alves Fernandes, secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, José Carlos de Faria Jr, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Agricultura, e Jacyr Costa, presidente do COSAG-FIESP, que recentemente se tornou um entusiasta do Cavalo Mangalarga.
A prova funcional foi um dos momentos mais aguardados, com premiação inédita de R$ 50.000,00, dividida entre os cinco melhores colocados de cada categoria. Outra atração que chamou a atenção foi o Desafio Moto x Cavalo, onde cavalos Mangalarga competiram com motociclistas em uma prova de habilidade e velocidade. O Test Ride permitiu que mais de 300 pessoas experimentassem a sela do Cavalo Mangalarga, comprovando sua docilidade e conforto.
Perspectivas futuras
O evento encerrou com a promessa de novidades para 2025. “Estamos de volta ao Parque da Água Branca, um verdadeiro oásis na capital paulista. Em março de 2025, vamos inaugurar a nova sede da ABCCRM aqui, voltando para nossa casa”, concluiu o presidente da Associação.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.