A 37º Exposição Nacional da Raça Pêga acontece na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo; o evento é organizado pela associação da raça, ABCJPêga
A capital da raça Jumento Pêga passa a ser o interior de São Paulo nos próximos dias. A 37º Exposição Nacional da Raça Pêga acontece entre os dias 08 e 17 de agosto no Parque de Exposições Alberto Bertelli Lucato, de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. O evento é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga, ABCJPêga.
A expectativa para a exposição na cidade de São José do Rio Preto é muito grande, já que a ideia era fazer as exposições da raça de forma itinerante, em várias cidades. “Esse ano irá acontecer aqui no interior de São Paulo, uma região muito promissora, que tem uma tradição de tropeiros muito grande que vai de encontro com a nossa raça. Esperamos um número muito grande de animais expostos” – confessou o presidente da associação, Fernando Abate.
Segundo ele a festa já começa com recorde de inscrições, foram mais de 170 muares e 250 asininos inscritos para as provas durante a exposição, superando o número de animais da última nacional. “Isso demonstra toda a força da raça Pêga, inclusive estamos preparando vários diferenciais para o evento deste ano” – ressalta o presidente.
Durante a exposições haverão diversas provas, leilões dos criadores, shopping de animais, queima do alho e algumas outras atrações. Durante a exposição será será realizado o 1º Leilão da Explosão Nacional durante a ENAPÊGA 2024. O remate será presencial no dia 16 de Agosto de 2024 às 19:00hs e organizado pela Criar Leilões.
No último dia de evento, sábado (17), serão conhecidos os grandes campeões e campeãs nacionais.
Raça de Jumentos Pêga
O jumento da raça Pêga, raça de asininos formada em Lagoa Dourada, no estado de Minas Gerais, é hoje o orgulho da pecuária nacional. Igualmente dóceis, inteligentes e resistentes, os jumentos Pêga são os mais procurados pelos criadores no Brasil. Além de serem utilizados para o trabalho no campo, também são os preferidos para obtenção de híbridos (burros e mula) a partir do cruzamento com éguas altamente selecionadas, originando animais com todas as características desejáveis.
Com orelhas compridas e pelos tosados, o Jumento Pêga faz sucesso por onde passa, mais popular na região sudeste do País, os animais são muito usados para a produção de muares, a partir do acasalamento com éguas gerando um produto híbrido. Se for um macho, é burro, se for fêmea, é mula.
Atualmente, a comercialização do jumento Pêga está em pleno crescimento, principalmente porque faltam animais de qualidade e procedência no mercado, que apresentem excelente valor zootécnico. Resumidamente, o mercado comprador está mais exigente e quando criados dentro de um padrão de qualidade, os jumentos Pêga estão sendo vendidos para todo o Brasil, de norte a sul.
Para mais informações acesse o site oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.