Considerando o aspecto da segurança alimentar brasileira, um dos temas em debate foi a potencialização, tendo em vista o interesse recíproco.
Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata, se reuniram com o vice-ministro de Relações Exteriores indonésio, Pahala Mansury, na tarde desta segunda-feira (30), em Jacarta, para tratar do fortalecimento e ampliação das relações comerciais e de cooperação técnico científica entre os países.
Considerando o aspecto da segurança alimentar brasileira, um dos temas em debate foi a potencialização, tendo em vista o interesse recíproco de ambas as partes, das exportações de carne bovina e de bovinos vivos do Brasil para a Indonésia.
Na reunião, foram discutidas as possibilidades comerciais e a simplificação do modelo de exportação. “Isso garante competitividade e oportunidades tanto pro Brasil como também para povo da Indonésia, que vai ter a chance de ter acesso a produtos de qualidade com preços mais acessíveis, uma porta extremamente positiva”, destacou Fávaro.
Outro ponto discutido na reunião foi sobre o investimento do país asiático no processo de autossuficiência na produção de cana de açúcar. Desta forma, investe também na utilização do etanol na matriz energética.
Em novembro do ano passado a Indonésia aprovou a adição de 5% de etanol à gasolina – medida que só está em vigor em uma província atualmente. No entanto, o país pretende promover o aumento gradual da mistura até 30% em 2040 e, neste ponto, busca a cooperação técnica com o Brasil.
“O Brasil tem um domínio da tecnologia da produção de alimentos, de energia e de açúcar, através da Embrapa, uma das maiores empresas em pesquisa agropecuária. Nessa agenda tivemos a oportunidade de criar um grupo de trabalho para transferir esta tecnologia para que no futuro muito próximo a Indonésia possa ser autossuficiente na produção de açúcar”, afirmou o ministro.
O vice-ministro da Indonésia declarou que o Ministério das Relações Exteriores buscará se integrar ao grupo de trabalho criado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura da Indonésia para avanço das tratativas bilaterais.
Fonte: MAPA
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.