Enquanto o mercado brasileiro de caminhões retrai 16,39%, a montadora tem ano excepcional para as vendas e consolidação da marca DAF no Brasil
A aposta estratégica da DAF Caminhões, a única marca de caminhões que cresceu no País em 2023, de avançar como a montadora que mais vendeu veículos Euro 6 no primeiro trimestre, se concretizou como uma decisão acertada no fechamento de 2023. Ao todo, foram 8.344 unidades emplacadas com a nova tecnologia, resultado que posicionou a fabricante nas primeiras posições do ranking de vendas do mercado. Dos caminhões pesados, foram 7.512 unidades, cujo principal modelo é o reconhecido e vice-líder de vendas, o DAF XF; dos semipesados, foram 832 veículos emplacados – número que representa a ascensão das vendas do DAF CF Semipesado Rígido.
A marca ampliou seu market share no segmento acima de quinze toneladas para 3% e, acima de 40 toneladas, para 13,9% – o melhor desempenho da companhia nos primeiros 10 anos de operação brasileira. A montadora havia encerrado o ano anterior (2022) com 6.793 veículos emplacados – contra as 8.344 unidades de 2023, o que representa um crescimento de 22,8% nos emplacamentos da marca. A notícia também é positiva para o veículo mais vendido da marca, o DAF XF, que segue na vice-liderança no segmento de pesados com a configuração de 530 cavalos e na quarta posição do ranking com a versão de 480 cavalos.
“A nossa estratégia de antecipar, em 2020, a adaptação dos caminhões Euro 5 à tecnologia do Proconve P8/Euro 6, nos permitiu estar um passo à frente no final de 2022, apresentando caminhões Euro 6 prontos para comercialização, já testados e aprovados pelos nossos clientes. Por isso, em 2023, enquanto o mercado de caminhões retraiu 16,39%, nós crescemos 22,8%, o que reflete o reconhecimento do mercado brasileiro aos nossos caminhões e a confiança dos nossos clientes nessa primeira década de operação da marca no país. E esse é só o começo!”, comemora Luis Gambim, Diretor Comercial DAF Brasil.
Como fica o mercado de caminhões para 2024?
Para grande parte do setor de veículos pesados as vendas devem crescer neste ano. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, estima um crescimento de dois dígitos para os segmentos caminhões e ônibus. Os veículos de carga devem alcançar 114,6 mil unidades, cerca de 10% a mais do que as 104,1 mil licenciadas no ano passado e que representaram queda de 16,4% frente a 2022. “Mas, pessoalmente, tenho certeza de que será mais”, ponderou o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior.
Um dos responsáveis pelo possível aumento de vendas será o agronegócio. O setor, que sempre foi importante para o mercado de caminhões, continua aquecido. De acordo com dados divulgados recentemente, o PIB do agronegócio cresceu 11,3% no Brasil.
DAF Caminhões no Brasil
Neste ano em que completa 10 anos de operação no Brasil, fabricante holandesa celebra a marca de mais de 10% de market share no segmento de pesados e 30 mil caminhões nas estradas brasileiras rumo a um futuro ainda mais promissor
O país é um mercado estratégico para a DAF devido ao potencial ambiente de negócios e de crescimento para a companhia. Para atender uma frota circulante cada vez maior e mais diversificada, DAF fortalece a capacidade instalada de sua rede de concessionárias em 100% do território nacional.
Hoje, são quase 60 concessionárias e, até 2025, com mais inaugurações previstas, o plano de expansão entrará em uma segunda fase. “Em 10 anos, conseguimos sanar qualquer dúvida que o mercado poderia ter em relação à credibilidade da DAF. Quando eu falo credibilidade, não é apenas sobre o produto, mas também a capacidade de implantar os investimentos necessários para a sustentabilidade da marca. Em apenas uma década, a DAF já é protagonista de um futuro muito promissor. Esse é só o começo”, conclui Lance Walters, Presidente DAF Brasil.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.