Atualmente, lavouras de soja da região se dividem em crescimento vegetativo (60%) e enchimento de grãos (40%).
O rendimento médio das lavouras de soja da safra 2023/24 em Patos de Minas, no centro-oeste de Minas Gerais, deverá atingir em torno de 2.800 quilos por hectare (46,6 sacas).
O número é cerca de 20% aquém do projetado inicialmente. Para a Emater-MG, os efeitos causados pelo clima irregular e pelas temperaturas elevadas na região explicam a queda.
Conforme o engenheiro-agrônomo Oswaldo Ferreira Filho, os 27,5 mil hectares cultivados se dividem hoje entre as fases de crescimento vegetativo (60%) e enchimento de grãos (40%).
O profissional explica que essa disparidade se deve ao cultivo bem espaçado, que teve de ser interrompido devido à falta de chuvas.
“Dessas lavouras em enchimento de grãos, muitas cultivadas mais cedo já estão próximas da maturação final e deverão ser colhidas a partir de 10 de fevereiro”.
Contudo, a boa notícia aos produtores nesse momento, é que as precipitações voltaram com regularidade à região, o que deve evitar perdas de produtividade ainda maiores nas lavouras de soja.
Área de plantio de soja
Levantamento da consultoria Safras & Mercado aponta que o plantio de soja no estado de Minas Gerais ocupou 2,2 milhões de hectares na temporada 2023/24. Assim, a área deve crescer 1,4% frente aos 2,17 milhões de hectares cultivados na temporada 2022/23.
Já a produção no estado tende a atingir 8,143 milhões de toneladas, 3,3% abaixo das 8,421 milhões de toneladas obtidas na safra 2022/23.
Espera-se que o rendimento médio para todo o estado atinja 3.720 quilos por hectare (62 sacas). O número é 4,6% inferior ao registrado na temporada anterior, de 3.900 quilos por hectare (65 sacas).
Fonte: Agência Safras
VEJA TAMBÉM:
- BNDES regulamenta condições de desconto em juros a produtores com CAR analisado
- Vale está condenada a pagar R$ 47,6 bilhões pelo desastre de Mariana
- Bolsa de grãos de Buenos Aires aumenta projeções de produção de soja
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.