Da proteção de cultivos à adoção de novas técnicas que possibilitem uma produção mais sustentável, sempre vale aderir às novas tecnologias.
Por Moacir Neto* – A cada safra, agricultores já acostumados a receber avisos nada animadores sobre as mudanças climáticas e seus efeitos nas culturas se revestem de precauções. Da proteção de cultivos à adoção de novas técnicas que possibilitem uma produção mais sustentável, sempre vale aderir às novas tecnologias.
E há, sim, no mercado um leque de recursos para garantir certo grau de estabilidade em terrenos cada vez mais incertos, movediços e desafiadores. Inovação vai muito além do conceito de sustentabilidade, como garantem pesquisadores que se debruçam ano a ano sobre temas ligados à mitigação dos impactos ambientais na agricultura.
“O equilíbrio é fundamental. Ou seja, trabalhar com produtos naturais, biológicos, para o manejo sustentável das culturas”, define o engenheiro agrônomo Giuliano Scalabrin (na imagem, ao centro), diretor da Natural Plant Protection (NPP), braço da UPL Biológicos, com sede em Campinas, interior de São Paulo.
E para não deixar de lado os principais conceitos que norteiam o trabalho dos pesquisadores da Companhia, vale destacar que atuam sempre com redobrada atenção à garantia da segurança alimentar, construindo resiliência econômica, com redução de impactos ambientais. “O manejo biológico é fundamental na agricultura”, diz, durante coletiva de imprensa.
A Companhia, garante o executivo, pretende até o ano de 2027 ter 50% de produtos inovadores e o restante, de tradicionais. “Estamos focados em garantir possibilidades ao agricultor e precisamos continuar com o foco em alimentar o mundo – o Brasil sustenta 1 bilhão de pessoas ao redor do planeta”, afirma.
A UPL é atualmente a número um em soluções biológicas. Globalmente, são mais de 13 mil produtos no seu park line, com 18 instalações no mundo e voltadas a pesquisa e desenvolvimento sustentável na agricultura.
Com nove plantas de produção, seis laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e sete estações experimentais ao redor do mundo, e uma rede de distribuição presente em mais de 130 países, a NPP é uma líder global em biossoluções sustentáveis.
“Queremos cada vez mais áreas produtivas, contemplando saúde vegetal, produção de alimentos e o foco na sustentabilidade ambiental, econômica e das famílias de produtores rurais.”
Para tanto, a companhia investe em biocontrole, bioestimulação e nutrição inovadora. “Almejamos ter a maior taxa de produtos biológicos e tradicionais no mundo”, completa o executivo, que conversou com o Portal Agro durante o 20º Road Show para Jornalistas e Influenciadores do Agro, iniciativa Texto Assessoria.
Números UPL é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. No Brasil, é uma das quatro maiores empresas do setor. E atua no sentido de construir uma rede para reimaginar a sustentabilidade, redefinindo a maneira como a indústria pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e respostas propósito OpenAg) enquanto se esforça para tornar cada produto alimentício mais sustentável.
Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, o portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14 mil registros. E está presente em mais de 130 países, com mais de 10 mil colaboradores.
Sustentabilidade “Temos como pilar o investimento em sustentabilidade na produção de alimentos. Em 2021, nos tornamos a primeira empresa do setor a ser signatária do ‘Climate Pledge’ (Amazon e Global Optimism) nos comprometendo a zerar as emissões líquidas de carbono até 2040, uma década antes do previsto pelo Acordo de Paris”, assevera Scalabrin.
A Sustainalytics, unidade especializada da Morningstar, líder global em pesquisas de investimentos, ranqueou a UPL em primeiro lugar por dois anos seguidos na gestão de riscos ambientais, sociais e de governança – o conceito ESG. A Compahia alcançou a melhor pontuação entre as empresas globais de proteção de cultivos.
NPP Em 2021, a UPL lançou a Natural Plant Protection (NPP), uma marca que abarca o amplo portfólio de soluções sustentáveis da companhia. A NPP tem atuado como marca independente, liderando mundialmente a atual linha de biossoluções e biocontrole da UPL, bem como uma rede de laboratórios e instalações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em todo o mundo.
A NPP trabalha com presença global para moldar e escalonar as tecnologias de soluções sustentáveis no futuro. Oferece aos agricultores um portfólio abrangente de biossoluções – insumos agrícolas naturalmente derivados. Abrange a resiliência das culturas, a proteção contra pragas, doenças e desafios ambientais e melhorando a nutrição.
Oferece, ainda, suporte à saúde do solo. As biossoluções da NPP melhoram a produtividade e rentabilidade das fazendas sem comprometer o meio ambiente. Com nove plantas de produção, seis laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e sete estações experimentais ao redor do mundo, e uma rede de distribuição presente em mais de 130 países, a NPP é uma líder global em biossoluções sustentáveis. Uma unidade comercial da UPL e parte da Rede OpenAg da UPL, a NPP reimagina a sustentabilidade utilizando micropoderes para criar macroimpactos e permitir uma agricultura positiva em termos climáticos.
Via Moacir Neto, do Portal Agro, com informações da Texto Rural
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.