Essa metodologia representa a evolução na forma de se obter as DEPs com os dados da genômica inseridos.
Em julho de 2017 a American Angus Association lançou a mudança de base da avaliação genética da raça Aberdeen Angus, nomeando essa nova metodologia de “Single Step”.
Essa metodologia representa a evolução na forma de se obter as DEPs com os dados da genômica inseridos.
A Associação juntamente com a Angus Genetics Inc. (AGI) realizavam o processo de desenvolvimento das DEPs a partir da extração dos dados genômicos do animal que, posteriormente, eram adicionados à performance, pedigree e progênie dos animais.
Para que as informações genômicas fossem inseridas eram realizados dois processos distintos, o que dificultava a eficiência de utilização dos dados, pois eram feitas calibrações periódicas. Dessa forma desde 2010, foram realizadas apenas cinco calibrações, sendo a última em 2016.
O “Single Step” visa a otimização do processo do cálculo das DEPs aproveitando todos os dados em apenas uma etapa, eliminando as calibrações anuais.
Além de facilitar o processo na elaboração das DEPs, essa nova metodologia irá agregar maior valor das acurácias e otimizará a utilização dos dados da genômica de maneira mais completa e atual, de tal forma que as avaliações serão atualizadas semanalmente.
Vale ressaltar que a genômica não eximi a utilização dos dados fenotípicos, pelo contrário, ressalta a importância de se obter medidas cada vez mais precisas para que as informações sejam cada vez mais acuradas.
Abaixo podemos observar o comportamento das DEPs de dois touros jovens da bateria Alta:
Fonte: Alta Brasil