
Relatório do Imea aponta, também, que algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura
O novo levantamento de safra realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com o apoio dos agentes de mercado, para a temporada 2024/25 de Mato Grosso – estado que é líder na produção do grão no país – trouxe uma revisão positiva na estimativa de área de soja para a próxima temporada. Relatório do Imea aponta, também, que algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura.
Em ago/24, a estimativa de área da soja 2024/25 ficou em 12,66 milhões de hectares em MT. Dessa forma, foi observado um incremento de 0,81% quando comparado com a estimativa passada e de 1,47% em relação à safra passada.
Esse cenário foi pautado pela valorização da soja no segundo trimestre de 2024, o que poderá motivar o produtor do estado a destinar uma maior área para a oleaginosa na temporada.
Com isso, a conversão de pastagens da pecuária pela agricultura em alguns pontos do estado é esperado, o que traria incremento de área e produção total. “Além disso, algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura, principalmente nas regiões ao norte de MT”, segundo os informantes do Instituto.
“No que tange ao rendimento, como metodologia do Imea, é utilizada a média dos últimos três anos para gerar o indicador, a estimativa permanece em 57,97 sacas por hectare”, apontou relatório.
Por fim, com o aumento da área de soja e a manutenção da produtividade, a produção da safra 2024/25 ficou prevista em 44,04 milhões de toneladas, alta de 0,83% em relação à estimativa anterior e de 12,78% em comparação à safra passada.
Conheça o Baudet du Poitou, curioso burro francês com pelos que parecem dreadlocks
Conhecido pelo porte imponente e pelos que parecem dreadlocks, o Baudet du Poitou – “Burro dos Dreads” – quase foi extinto após a Revolução Industrial, mas hoje ressurge como símbolo da tradição e conservação animal na França.
Continue Reading Conheça o Baudet du Poitou, curioso burro francês com pelos que parecem dreadlocks
Rancho Abate é o maior exportador de jumentos Pêga do Brasil
A raça Pêga, símbolo da tradição brasileira, ganha o mundo com a excelência genética do Rancho Abate, que transforma sua paixão em referência internacional, se tornando maior exportador de jumentos Pêga do Brasil.
Continue Reading Rancho Abate é o maior exportador de jumentos Pêga do Brasil
Anvisa proíbe a comercialização de suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
A Anvisa esclareceu que o ora-pro-nóbis, também conhecido como “pereskia” ou “cacto comestível”, não é um ingrediente aprovado para ser utilizado em suplementos alimentares no Brasil
Continue Reading Anvisa proíbe a comercialização de suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Gás natural para a indústria é um dos mais caros do mundo, diz CNI
O preço do gás natural que chega às indústrias brasileiras tem sido, em média, de US$ 20 (cerca de R$ 112) por milhão de BTUs (unidade de medida térmica).
Continue Reading Gás natural para a indústria é um dos mais caros do mundo, diz CNI
Brasil deve liderar produção mundial de carne bovina até 2027, projeta Datagro
Estudo aponta que o país superará os Estados Unidos na produção mundial de carne bovina e consolidará sua posição como potência global na pecuária
Continue Reading Brasil deve liderar produção mundial de carne bovina até 2027, projeta Datagro
Vendas de tratores sobem 15,9% em fevereiro frente ante um ano, afirma Fenabrave
No acumulado dos dois primeiros meses do ano, houve crescimento de 14,2% das vendas de tratores
Continue Reading Vendas de tratores sobem 15,9% em fevereiro frente ante um ano, afirma Fenabrave