
Ocupantes ilegais devem retirar seus bens da área em até 60 dias e estão proibidos de realizar novos desmatamentos; Confira a íntegra do assunto
Atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou a reintegração de posse da Terra Indígena Piripkura, localizada nos municípios de Colniza e Rondolândia, no estado de Mato Grosso. Os ocupantes ilegais devem retirar seus bens da área em até 60 dias, com a retirada do gado das propriedades, além da proibição para realizar novos desmatamentos, sob pena de multa diária.
Ainda de acordo com a decisão, no caso de descumprimento, os fiscais ambientais devem intervir utilizando-se, inclusive, de ações de destruição ou inutilização de produtos, subprodutos e instrumentos que estejam na terra indígena, sem necessidade de autorização de autoridade administrativa hierarquicamente superior. A Justiça autorizou, ainda, a requisição de força policial para a destruição das cercas, porteiras, casas e maquinário de processamento de madeira que forem encontradas nos limites restritos.
Além disso, caso os prazos não sejam cumpridos, os ocupantes ilegais podem ter as carteiras de motorista e os passaportes suspensos, além do congelamento dos respectivos cartões de crédito.
Na ação civil pública de reintegração de posse, o MPF destaca que a degradação ambiental praticada pelos ocupantes ilegais ocorre, pelo menos desde 2008, quando alguns dos acusados foram autuados por desmatamento ilegal e outros delitos ambientais, como caça de animais silvestres. Segundo a ação, a partir de 2015, as invasões ao território e os atos de degradação ambiental tornaram-se intermitentes. O MPF aponta ainda que última e atual violação à posse dos indígenas teve início no ano de 2019 e foi agravada pela diminuição das ações de fiscalização ao longo de 2020, em razão da pandemia de covid-19.
Demarcação – A Terra Indígena Piripkura é habitada por um grupo de indígenas em isolamento voluntário e localiza-se na região entre os Rios Branco e Madeirinha, afluentes do Rio Roosevelt. Apesar do vasto material que comprova a territorialidade indígena da área, o MPF destaca que o processo de demarcação não avança.
No entanto, enquanto o processo de demarcação não é concluído, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) tem editado sucessivas Portarias de Restrição de Uso, baseadas no Decreto nº 1.775/96, com o objetivo de proteger os indígenas em isolamento voluntário. A partir da Portaria de Restrição de Uso nº 1.154, a Fundação interditou 242.500 hectares entre os municípios de Rondolândia e Colniza, no noroeste do Estado de Mato Grosso.
Ação civil pública nº 1000500-95.2021.4.01.3606
Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil pequenos negócios em SP
Os ovos de Páscoa lideram as vendas dos pequenos negócios, citado por 74% dos entrevistados. Na sequência estão os chocolates em geral.
Continue Reading Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil pequenos negócios em SP
Grãos/EUA: transporte ferroviário aumenta 3% na semana encerrada em 5 de abril
O volume representa aumento de 3% ante a semana anterior e de 7% em relação ao período correspondente do ano passado.
Continue Reading Grãos/EUA: transporte ferroviário aumenta 3% na semana encerrada em 5 de abril
CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável
O Conselho Monetário Nacional autorizou uma série de práticas que pretendem atrair novos tipos de investidores em financiamentos de projetos sustentáveis.
Continue Reading CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável
Abril Vermelho: “MST invadiu minha fazenda, o que fazer?”
Produtor deve ficar alerta ao que fazer em caso de invasão de terra pelo MST no chamado abril vermelho; Especialista orienta sobre providências a serem tomadas para proteção da posse nas propriedades rurais
Continue Reading Abril Vermelho: “MST invadiu minha fazenda, o que fazer?”
Você sabia que o amendoim, na verdade, é classificado como um leguminosas?
Apesar de seu sabor e aparência lembrarem nozes e castanhas, o amendoim pertence à família das leguminosas — assim como o feijão, a ervilha e a lentilha
Continue Reading Você sabia que o amendoim, na verdade, é classificado como um leguminosas?
Dólar cai para R$ 5,80 após Trump acenar com acordo com a China
Donald Trump, acenou com a possibilidade de acordo com a China. O dólar fechou no menor nível em duas semanas.
Continue Reading Dólar cai para R$ 5,80 após Trump acenar com acordo com a China