
Mais uma foto antiga que vem sendo utilizada pela mídia. Felizmente, corremos atrás dos reais fatos e mostramos a verdade. Confira quem está na foto e porque foram acusados de estar colocando fogo na Amazônia!
Uma imagem que mostra um grupo de índios prendendo três pessoas tem circulado nas redes sociais com uma legenda que afirma que os detidos eram integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e de ONGs que estariam colocando fogo na floresta (veja aqui).
No entanto, a foto é de 2014 e retrata a detenção de supostos madeireiros ilegais que teriam invadido uma terra indígena no Maranhão.
Todas elas foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social.
Publicações que trazem a foto fora de contexto foram denunciadas por usuários do Facebook, onde as postagens já acumulavam mais de 100 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (27).
MST E ONG’S COLOCANDO FOGO NA AMAZÔNIA! AS ONG’S ERAM FINANCIADAS POR EMPRESAS ESTRANGEIRAS PARA FUNCIONAR NO BRASIL. Vejam o que aconteceu: Índios pegaram petralhas ateando fogo na amazônia, juntos com as membros de ONGs também. Bando de criminosos!

Publicações nas redes sociais usam uma foto de três homens sendo presos por índios como se ela retratasse pessoas ligadas ao MST e a ONGs que teriam sido flagradas colocando fogo na Amazônia.
A imagem, porém, mas não é recente e não tem qualquer relação com as atuais queimadas na floresta. Registrada em 2014, a foto mostra o momento em que índios da etnia Ka’apor detiveram supostos madeireiros que teriam invadido a reserva Alto Turiaçu, em Centro de Guilherme (MA).
Na ocasião, os indígenas tinham realizado uma blitz, sem a participação de forças do Estado, para prender os supostos invasores.
A imagem foi tirada por Lunaé Pacharro, da Reuters, e mostra três madeireiros com as mãos atadas antes de serem expulsos da terra indígena.

- Exportações de carne de frango avançam 13,8% em março
- Exportações de carne bovina crescem 30,2% em março e acumulam alta de 12,8% no primeiro trimestre de 2025
- Mapa prorroga por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função do vírus da gripe aviária
- Chuvas fortes: Inmet emite alerta laranja de risco em quatro regiões do país
- Bayer pede à Suprema Corte dos EUA que analise caso envolvendo herbicida Roundup
A Agência Lupa realizou uma checagem semelhante sobre a foto.
Referências: Aos Fatos