Animais, com exceção dos domésticos, devem ser transportados em veículos de transporte de animais vivos (VTAV).
Um vídeo feito por um motorista mostra um porco e um cabrito sendo transportados de maneira irregular na parte traseira de uma caminhonete na Rodovia Raposo Tavares, próximo ao quilômetro 26, no município de Cotia, na região metropolitana de São Paulo. O incidente, ocorrido na quarta-feira (24), foi compartilhado nas redes sociais.
Na gravação, é possível observar que o porco foi amarrado com cordas, enquanto o cabrito está posicionado abaixo dele. O cabrito é visto se debatendo na tentativa de se soltar.
De acordo com a resolução n° 791, publicada em 24 de junho de 2020 no Diário Oficial da União, animais, com exceção dos domésticos, devem ser transportados em veículos de transporte de animais vivos (VTAV).
Esses veículos devem estar equipados com “dispositivos de contenção de carga fixos, reboques ou semirreboques construídos, ou adaptados, mantidos e licenciados para o transporte de carga viva, com exceção dos animais de estimação”.
VEJA TAMBÉM:
- Governo de SP anuncia liberação de R$ 600 mi em créditos do ICMS para agroindústrias
- AGU recorre ao STF para derrubar desoneração de 17 setores da economia
- CNA apresenta propostas para o Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.