Morte por raio é alerta para campeiros

Campeiro estava trabalhando na hora da chuva, montado em sua égua em Nova Xavantina (MT) quando foi atingido por raio.

O trabalhador rural Cleomar Martins da Silva, de 33 anos, e seu cavalo morreram no final da tarde desta sexta-feira (14), após serem atingidos por um raio, em Nova Xavantina (661 km de Cuiabá).

Os bombeiros chegaram à propriedade rural pouco depois das 17h40, mas o trabalhador já estava sem sinais vitais. Segundo a polícia militar, a vítima estava trabalhando com seu cavalo na hora da chuva e, de repente, um raio o atingiu e chegou a perfurar seu chapéu.

morte-por-raio-campeiro-1
Foto: Divulgação
morte-por-raio-campeiro-1
Foto: Divulgação

Perigo de raios durante a chuva

Durante o verão, são comuns dias com chuvas de curta e grande intensidade, acompanhadas por trovoadas, raios e rajadas de vento. Por isso, é importante redobrar a atenção e se proteger dos raios, já que a descarga elétrica corresponde a cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico.

Evite procurar abrigo em lugares que não oferecem proteção contra raios, como celeiros, tendas, barracos ou paradas de ônibus. Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas. As estruturas altas como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica também devem ser evitadas.

Um dos erros mais fatais que podem ser cometidos durante a chuva é permanecer em algum campo aberto, como campo de futebol ou até mesmo em meio à pastagens, em que você pode ser o ponto mais alto, fazendo assim, com que o seu corpo tenha grandes chances de ser atingido por um raio. Além disso, não se aproxime de cercas de arame, linhas aéreas, trilhos e varais metálicos.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM