À frente do seu tempo, o pecuarista Epaminondas de Andrade era reconhecido pelo empenho e fomento do melhoramento genético zebuíno
Morreu hoje em Araguaína, em Tocantins, o pecuarista Epaminondas de Andrade, aos 87 anos. O criador, quase centenário, era reconhecido pelo empenho e fomento do melhoramento genético zebuíno. Conhecido pela dedicação à pecuária, em 1975, iniciou a seleção de Nelore na Fazenda Ipanema, em Água Comprida (MG).
Em 1983, transferiu seu rebanho para a Fazenda Vale do Boi, em Carmolândia (TO). O criatório participa ininterruptamente do PMGZ desde a década de 80 e é pioneiro nas Provas de Ganho em Peso a pasto no Tocantins.
Em 2012, o criador Epaminondas de Andrade recebeu uma homenagem com o Mérito ABCZ pela contribuição ao desenvolvimento da pecuária. Quatro anos depois, devido ao empenho em selecionar Zebu, especialmente por utilizar o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) como ferramenta de seleção, foi homenageado novamente. O agraciamento foi entregue pelo presidente da ABCZ Luiz Cláudio Paranhos, juntamente com o diretor Frederico Mendes, durante a ExpoGenética 2016, em Uberaba (MG).
“Meu pai deixa um legado de trabalho incansável no melhoramento genético, um dos pioneiros na adesão ao PMGZ”, destacou Ricardo José, que há 35 anos auxiliava o pai na fazenda.
Na galeria de prêmios, em 2022, recebeu o Mérito ExpoGenética na categoria PMGZ Corte, além da comenda de honra ao mérito do Agronegócio do Tocantins.
“Tive oportunidade de estar em um Dia de Campo na Fazenda Vale do Boi, com o Sr. Epaminondas e filhos, na década de 90. O resultado de seu trabalho foi criar um rebanho de alta produtividade, que contribui muito com a pecuária do Tocantins. Felizmente, este importante criatório terá continuidade com a sucessão familiar”, ressaltou Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, Vice-Presidente da ABCZ.
Epaminondas também recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Agronegócio do Tocantins em 2022. Instituída pela Assembleia Legislativa, a Comenda é uma das principais honrarias públicas do Estado. Ela é entregue para personalidades que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento econômico do Tocantins.
Fazenda Vale do Boi
A Fazenda Vale do Boi fica aproximadamente a 27 quilometros de Araguaína-TO, com acesso por rodovia asfaltada (TO-164), próxima as estados do Pará, Maranhão e Goiás. São cerca de 1.600 hectares de pastagens com grande variedade de capins (Tanzânia, Mombaça, Brachiarão, Grama Estrela, entre outros ). A fazenda vem produzindo e comercializando reprodutores e matrizes Nelore de alta qualidade genética por mais de 40 anos.
O seleção Nelore do Sr. Epaminondas sempre buscou, de forma permanente, melhorar a capacidade de seus produtos em transmitir precocidade, rusticidade, fertilidade e rendimento de carcaça, características essenciais para melhorar da rentabilidade dos rebanhos de seus clientes.
O resultado do programa de melhoramento genético, da aplicação de tecnologia e modernas práticas de manejo são demonstrados através dos excelentes resultados obtidos no Sumário Nacional de Touros Raça Nelore (ABCZ), Certificado Especial de Produção (PMGZ/ABCZ) , Premio MPE Brasil (MBC/SEBRAE) entre outros.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamenta profundamente a morte do pecuarista Epaminondas de Andrade, ocorrido neste sábado (12), aos 87 anos, em Araguaína, no norte do Tocantins.
Epaminondas deixa a esposa Walkyria de Andrade, quatro filhos (Luiz Fernando, Ricardo José, Paulo Henrique e Carlos Roberto), seis netos e as noras, Ramza, Eliana, Carla e Jacqueline.
O velório está sendo realizado no Tatersal do Sindicato Rural de Araguaína. O corpo será cremado ao final do dia.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.