Raça Crioula em luto se despede de Vilson Souza, o Ginete do Século; Ele faleceu, com 86 anos, deixando um legado de referência e exemplo a outros ginetes e criadores. Veja a sua história!
É com um imenso pesar que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) comunica a perda de um verdadeiro ícone da história da raça Crioula: Don Vilson Chalart de Souza, que nos deixou neste sábado (5), aos 86 anos.
O Ginete do Século, como também foi conhecido e homenageado em sua trajetória, fez história ao ser o primeiro ginete campeão do Freio de Ouro, em 1982, na companhia do cavalo Itaí Tupambaé. Precursor de uma era, seguiu sendo referência e exemplo a tantos outros ginetes, criadores e demais envolvidos com o Cavalo Crioulo desde então.
Além da vitória em 1982, outros títulos e momentos marcantes fizeram parte da memória que agora permanecerá sendo lembrada. Vilson Souza conquistou um total de cinco Freios de Ouro, quatro Freios de Prata e dois Freios de Bronze. Conquistas que o tornaram influência para a comunidade crioulista, tamanha importância que, desde 2006, a premiação entregue ao Ginete do Ano (dada aos competidores que se destacaram na temporada) leva o seu nome: troféu Vilson Souza.
Os momentos de homenagem e colaboração com a raça não pararam, já que Don Vilson sempre foi uma figura presente nas atividades da raça, demonstrando sempre a sua paixão pelo Cavalo Crioulo. Entre eles, destacamos a participação do ginete no desfile em comemoração aos 85 anos da ABCCC, no ano de 2017, onde recebeu também o troféu “Alexandre Crespo – Que Momento”, dedicado a pessoas que deixaram sua colaboração para a raça.
No ano passado, a Exposição Vilson Chalart Souza – 85 anos de amor ao Cavalo Crioulo, realizada em Bagé/RS, resgatou e celebrou sua trajetória. Também em 2019, o nome do Ginete do Século foi estampado na Parede da Fama do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Além disso, uma biografia está prestes a ser lançada. A obra “Coração de Cavaleiro – a arte de Vilson Souza” é escrita por Renato Dalto e curada por seu neto, Pablo Alves.
A Associação oferece seus pêsames e conforto aos familiares e amigos de Don Vilson, homenageando a sua trajetória e fazendo o mais sincero agradecimento a toda a contribuição feita pelo ginete em prol do Cavalo Crioulo, com o sentimento de que a sua história jamais será esquecida pela nossa comunidade.
Em razão da situação vivida em decorrência da pandemia de Covid-19, não haverá cerimônia de despedida. Contando com a compreensão e respeito aos familiares neste difícil momento, informamos que o sepultamento ocorrerá na cidade de Bagé/RS, mas sem o acompanhamento de público.
A Associação convida a todos para seguirem acompanhando as homenagens a Don Vilson Souza que seguirão sendo feitas nas nossas mídias oficiais no decorrer deste domingo (6), unindo a comunidade crioulista em um grande momento de gratidão à sua memória.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Relembre algumas homenagens e conteúdos que regastam a história de Don Vilson Souza:
Vídeo da campanha “Mais que Uma Raça, Um Estilo de Vida”, produzida pela ABCCC em 2015, e também exibida durante a abertura oficial da Final do Freio de Ouro daquele mesmo ano:
Em 2017, durante sua participação no desfile de 85 anos da ABCCC, Vilson recebeu o troféu “Que Momento – Alexandre Crespo”, entregue pela Associação (aqui, das mãos do então presidente e amigo, Eduardo Suñe)
Em 2018, o Núcleo de Criadores do Rio de Janeiro, que leva o nome de Vilson Chalart de Souza, inaugurou sua sede no município de Sapucaia com a presença de Don Vilson
Em 2019, o nome de Vilson Chalart de Souza foi eternizado na Parede da Fama do Cavalo Crioulo, em Esteio, na gestão do presidente Francisco Kessler Fleck
Em 2020, está em finalização o projeto para lançamento da biografia “Coração de Cavaleiro – a arte de Vilson Souza”, obra escrita por Renato Dalto e curada por Pablo Alves (neto de Vilson Souza)
Com informações da ABCCC