Morre o touro Gir Leiteiro Xindler Cabo Verde da bateria de touros da CRV Lagoa, animal considerado um dos sucessores de Jaguar TE do Gavião
Morreu no dia 13 de março o touro Xindler Cabo Verde, um dos sucessores do touro Jaguar TE do Gavião. O reprodutor era um dos touros jovens da bateria de Gir leiteiro da CRV Lagoa com grande potencial para o futuro.
Dotado de excelente conformação leiteira, temperamento dócil, qualidade de pigmentação, alta fertilidade e bons aprumos, Xindler era filho da matriz Acajá FIV Cabo Verde, que possui produção de 11.105 kg leite, e Jaguar TE do Gavião. A previsão do seu resultado em teste de progênie será em 2023.
Os touros Inovo da Salobo e Davi FIV JMMA possuem capacidade como sucessores do touro Xindler Cabo Verde.
Inovo da Salobo é filho de Jaguar TE do Gavião com Dinamar TE B. Pasto, a grande Campeã do Concurso Leiteiro de Brasília em 2009, que possui produção de 11.093 kg de leite. Ele é heterozigoto AB para Kappa-caseína e homozigoto BB para Beta-lactoglobulina. Seu resultado no Teste de Progênie EMBRAPA/ABCGIL está previsto para este ano.
Davi FIV JMMA também é filho de Jaguar TE do Gavião com a recordista Mundial de Produção Vaca Jovem, Via FIV JMMA, que tem produção de 16.727 kg de leite. Ele é homozigoto A2A2 para Beta-caseína, com previsão de resultado no Teste de Progênie EMBRAPA/ABCGIL para o ano de 2022.