Tornou-se referência tanto na criação e seleção do gado Gir Leiteiro como do cavalo Mangalarga Marchador, além de trabalhar com outras atividades agropecuárias. Gabriel de Andrade, faleceu ontem (01) com quase 97 anos.
Faleceu neste domingo, dia 1º de janeiro, o produtor rural, construtor e líder nacional do agronegócio Dr. Gabriel Donato de Andrade. Ele estava com 96 anos (completaria 97 anos no dia 12 de janeiro). Sempre se dedicou aos investimentos agropecuários, tem duas empresas no setor: a Colonial Agropecuária Ltda e a Fazenda Calciolândia, uma das maiores criadoras de Gir leiteiro do país.
Ele era um inspirador da Sertãobras, ONG que se dedica ao movimento da legalização do queijo de leite cru no país. Gabriel Donato de Andrade era, também, um engenheiro civil, sócio-fundador do Grupo Andrade Gutierrez, junto com Flávio Gutierrez e Roberto Andrade. Natural de Arcos, Minas Gerais, nasceu em 1926, na Fazenda São Miguel, hoje Calciolândia. Casou-se com Vera Furtado de Andrade em 1949 e tiveram sete filhos.
O empresário mineiro Gabriel Donato de Andrade, fundador do grupo Andrade Gutierrez – um dos maiores grupos das áreas de construção pesada e de telecomunicações do País, deu murro em ponta de faca durante 40 anos, desde o momento em que decidiu criar gado da raça Gir Leiteiro na fazenda da família, em Arcos, no interior de Minas Gerais, em 1962.
Somente na última década o empresário começou a colher os frutos de sua persistência. “eu e mais meia dúzia de criadores no País”, diz Andrade, que raramente fica parado enquanto fala.
Ele tornou-se referência tanto na criação e seleção do gado Gir Leiteiro como do cavalo Mangalarga Marchador, além de trabalhar com outras atividades agropecuárias.
A notícia veio divulgada pela rede social da Fazenda Calciolândia, onde foi dito ” Vovô querido!! Exemplo de homem, pai, profissional !!! Obrigado por tudo. Finalmente encontrará Verinha e possa ter certeza de que manteremos seus valores e seu legado com a mesma paixão e dedicação!!! Bjo carinhoso família Cal”.
Além disso, inúmeras são as homenagens e sentimentos prestados por seus amigos, conhecidos e familiares. Importantes instituições também se manifestaram após a perda de, se não o mais importante, um dos maiores criadores e dedicados da Raça Gir Leiteiro no Brasil!
Amor pelo Gir Leiteiro, foi um pioneiro e maior criador da raça
As vacas dessa raça de gado indiano eram consideradas ruins de leite e com pouca habilidade para criar um bom bezerro. Um desastre, se comparadas com as vacas holandesas, animais com produção diária que facilmente passa dos 20 litros. Mesmo assim, Andrade não se deixou seduzir pelas holandesas. “o que diziam do gir nunca foi uma verdade absoluta”, afirma Andrade.
“A raça é uma boa opção para a produção de leite em ambiente tropical, como é o caso da maior parte do Brasil.”
Gabriel Andrade vem de uma família com longa tradição em seleção de cavalos e gado de leite e colaborou intensamente para o desenvolvimento de tecnologias agropecuárias de ponta, adequadas às condições tropicais, em muitos casos em parceria com instituições cientificas e órgãos públicos.
São exemplos desta atuação a formação, na Fazenda Calciolândia , em Arcos (MG), de um dos melhores planteis de raça Gir Leiteiro do país, selecionado desde 1962, sempre para a produção de leite à pasto. Foi um dos lideres e responsáveis pela implantação do teste de progênie do Gir Leiteiro em 1985, conduzido pela Embrapa Gado de Leite e com apoio fundamental da Fundação Laura Andrade em seu começo. Este programa é reconhecido como pioneiro e um dos melhores programas de seleção de zebuínos para produção de leite em todo o mundo.
Faz também trabalhos de seleção com a raça Nelore, tanto para corte, quanto de maneira pioneira e única para produção de leite, ambas desde 1970. Sua seleção no Nelore corte compõe desde 1993 o Programa de Melhoramento Genético do Nelore pela USP, onde vem obtendo reconhecido sucesso, marcado pela coerência e repetição das boas colocações de seu plantel a cada sumário.
Selecionou rebanhos das raças Guzerá e Girolando, para leite, Senepol, para corte e produz o cruzamento e a seleção entre animais das raças Nelore e Gir Leiteiro para produção de matrizes que sirvam como forma para produção de F-1 com Holandês.
Na região do semiárido do norte de Minas Gerais, onde desenvolve a seleção do gado de corte, se envolveu também na pesquisa de gramíneas forrageiras que melhor se adaptassem às diferentes condições de clima e solo regionais. Fez convênios com a Embrapa e Epamig para introdução e estudo destas forrageiras e no controle de pragas.
Fazenda Colonial no Norte de Minas
Dr. Gabriel Andrade deu os primeiros passos profissionais na edificação de empreendimentos e ações que davam impulso ao crescimento da região e do país. Ele não arredou os pés de outra vocação: o agronegócio com a implantação de técnicas objetivando a melhor produtividade e produtos de alta qualidade fazendo com que a Colonial Agropecuária, instalada há mais de 52 anos em Janaúba, se tornasse um empreendimento de excelência e tornando o nome de Janaúba uma referência no Brasil e na América Latina.
- Vacas têm melhores amigas e sofrem com separações
- Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover
- STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025
- Gigante do confinamento acelera engorda e parceiros economizam, em média, R$ 132,80/boi
- Acordos entre Brasil e China para a agropecuária podem elevar posição do país no ranking de exportação mundial
O prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, lamentou a morte do líder e construtor de trabalho e resultados positivos Gabriel Donato de Andrade.
“Hoje perdi uma das minhas maiores e melhores referências, meu Mestre Dr. Gabriel Donato de Andrade”, declarou o prefeito ao lembrar que 40 anos atrás ele foi acolhido na Colonial Agropecuária onde, durante 38 anos, exerceu várias atividades e muito aprendeu com o líder Gabriel Andrade.